Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Detido suspeito de enviar drone para casa do PM japonês

Um homem foi detido hoje em relação com o caso do 'drone' encontrado com material radioativo, esta semana, no telhado da residência do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, informou a polícia.

Detido suspeito de enviar drone para casa do PM japonês
Notícias ao Minuto

12:27 - 25/04/15 por Lusa

Tech Protestos

O suspeito, identificado como Yasuo Yamamoto, de 40 anos, foi detido depois de, na noite de sexta-feira, se ter apresentado voluntariamente junto de uma esquadra admitindo que fizera o pequeno avião voar até à residência de Abe como protesto pela reativação de centrais nucleares no Japão.

O suspeito disse à polícia que colocou no aparelho uma garrafa de plástico com areia de Fukushima, cuja central nuclear foi gravemente danificada pelo sismo seguido de tsunami de 11 de março de 2011.

Yasuo Yamamoto explicou que o 'drone' fez a sua 'viagem' a 09 de abril, ou seja, quase duas semanas antes de ter sido encontrado na quarta-feira no telhado da residência do primeiro-ministro, informa a agência Kyodo.

O aparelho, de cerca de 50 centímetros, estava equipado com uma câmara e transportava um líquido, em que se detetou a presença de césio-134 e césio-137, dois isótopos radioativos que se produzem principalmente através da fissão nuclear.

O detido, que reside na prefeitura de Fukui, onde se concentram várias centrais nucleares, viajou até Tóquio para lançar o 'drone', a partir de um parque de estacionamento próximo, como forma de protesto contra a política nuclear do Executivo, segundo revelou o próprio.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório