Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Projeto de Leiria divulga tecnologias de apoio a deficientes

O Instituto Politécnico de Leiria e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares lançam na quarta-feira o projeto "Tecnologias de Apoio, Tecnologia para Todos", que quer dar a conhecer à sociedade as tecnologias de apoio para pessoas deficientes.

Projeto de Leiria divulga tecnologias de apoio a deficientes
Notícias ao Minuto

18:07 - 10/03/15 por Lusa

Tech Inovação

"As tecnologias de apoio consistem em instrumentos tecnológicos colocados ao serviço das pessoas com necessidades especiais, com o objetivo de melhorar as suas capacidades funcionais, contribuindo, consequentemente, para o aumento da sua qualidade de vida", disse hoje à agência Lusa a coordenadora Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Politécnico de Leiria, Célia Sousa.

O projeto inclui uma brochura, a apresentar na quarta-feira, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, na qual constam "os diferentes produtos de apoio ao nível da comunicação, acesso ao computador, mobilidade e vida diária, desmistificando o seu uso junto da sociedade".

"O uso do 'tablet' está generalizado, mas para as pessoas com deficiência é uma mais-valia que muita gente desconhece, pois permite-lhes comunicar, ganhar autonomia e, mesmo, trabalhar", exemplificou Célia Sousa, defendendo a importância destas tecnologias no dia-a-dia destes cidadãos.

Segundo a coordenadora, "com este projeto pretende-se promover a utilização das tecnologias de apoio de uma forma natural, numa sociedade que se diz moderna e avançada".

A brochura, com edição de três mil exemplares, vai ser distribuída junto de escolas, associações, hospitais, centros de emprego e outras entidades da região centro do país, mas também a cidadãos que acompanham pessoas com necessidades especiais e respetivas famílias.

"O que se pretende é que seja um guia e ao mesmo tempo um incentivo à integração destas pessoas no mundo tecnológico, ajudando a promover a sua independência", explicou Célia Sousa.

"Tecnologias de Apoio, Tecnologia para Todos" é resultado de uma parceria entre o CRID e os Centros de Recursos TIC da zona centro, das cidades de Pombal, Coimbra, Aveiro, Viseu, Castelo Branco e Guarda.

O livro surge na sequência da brochura "Comunicação Aumentativa", lançada em 2012, que "recorre à utilização de sinais em vez de palavras, facilitando a leitura ao público em geral e de uma forma particular àqueles que têm grandes dificuldade na leitura".

Entre os diversos projetos desenvolvidos pelo CRID está a campanha "Mil brinquedos, mil sorrisos", que passa pela recolha de brinquedos e posterior adaptação para pessoas com necessidades especiais. O projeto já adaptou cinco mil brinquedos, tendo alguns sido entregues em Cabo Verde.

A criação de ementas em Braille para os restaurantes do centro histórico de Leiria, de guias multiformato para visitas ao Mosteiro da Batalha e a adaptação de livros para pessoas com necessidades especiais, no âmbito do Projeto de Leitura Inclusiva Partilhada, são outras das iniciativas do Centro de Recursos para a Inclusão Digital.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório