Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Se usa redes sociais, tenha atenção aos amigos virtuais

As fraudes nas redes sociais estão a afetar cada vez mais portugueses. A Polícia Judiciária (PJ) alerta para um novo tipo de crime.

Se usa redes sociais, tenha atenção aos amigos virtuais
Notícias ao Minuto

19:06 - 06/03/15 por Notícias Ao Minuto

Tech PJ

Em comunicado divulgado hoje, a Polícia Judiciária alerta para o aumento de crimes de extorsão cometidos através da internet. O número de queixas apresentadas tem sido muito elevado, pelo que as autoridades avisam a comunidade para se manter atenta em conversações através de sistemas informáticos com a utilização de imagens.

De acordo com a PJ, as vítimas são contactadas por pessoas, aparentemente sediadas no estrangeiro, que se fazem passar por jovens atraentes. "Após terem recolhido os elementos que identificam a vítima na rede social e os seus 'amigos', a suposta jovem consegue entrar em contacto direto através de um canal de conversação".

O objetivo dos criminosos é obter imagens que causem constrangimento social, a partir desse momento, informam a vítima desse facto e aproveitam-se da situação. A suposta jovem sedutora pede a transferência de elevados valores para beneficiários residentes em Portugal e, caso a vítima não o faça, divulgam publicamente as imagens.

Muitas das vítimas acabam por transferir o dinheiro e, mesmo em situações em que as pessoas cumprem, as imagens acabam por ser divulgadas na rede, "sob o pretexto de que a pessoa ali visível é um pedófilo que, daquela forma, assediou crianças", lê-se no comunicado da PJ.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório