Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Twitter tinha 46 mil contas ligadas ao ISIS no final de 2014

O Twitter tinha pelo menos 46 mil contas de apoiantes do autoproclamado Estado Islâmico no final do ano passado, anunciou hoje a Brookings Institution, salientando que nem todas estava ativas ao mesmo tempo.

Twitter tinha 46 mil contas ligadas ao ISIS no final de 2014
Notícias ao Minuto

15:34 - 06/03/15 por Lusa

Tech Brookings

"De setembro a dezembro de 2014, os autores estimam que pelo menos 46 mil contas do Twitter foram usadas por apoiantes do Estado Islâmico, embora nem todas tenham estado ativas simultaneamente", lê-se no relatório, citado hoje pela AFP.

O relatório, apoiado pela Google Ideas e divulgado pelo 'think tank' norte-americano, é assinado por JM Berger e Jonathon Morgan, que salientam que apesar de muitas contas terem sido desativadas pelos gestores da conhecida rede social, os números são ainda bastante altos, e cobrem apenas uma pequena parte da rede do EI.

"As anteriores análises feitas ao Twitter do EI ficaram-se por segmentos limitados da rede total", escreveram os autores, que através da localização da emissão das mensagens, concluem que o maior número de seguidores do EI que usam o Twitter está na Arábia Saudita, seguido da Síria, Iraque e Estados Unidos.

Quase um em cada cinco dos apoiantes enviou mensagens em inglês, com três quartos a escreverem em árabe.

O cancelamento de contas do Twitter de apoiantes do EI já levou estes militantes a ameaçarem o fundador da rede social, Jack Dorsey, colocando num site islâmico uma imagem com a sua fotografia e uma mira de espingarda com uma mensagem em árabe: "Começaste esta guerra falhada, e avisámos-te desde que o princípio que esta guerra não é tua! Mas tua não percebeste. Fechaste as nossas contas e nos rapidamente regressámos, mas quando os nossos leões solitário fecharem a tua respiração não haverá regresso".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório