Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Utilizadores da Apple e Google estão a ser espiados há anos

A falha foi detetada nas últimas semanas por especialistas que conseguiram perceber que os browsers utilizavam uma encriptação mais fraca, o que permitia aos hackers ter acesso aos dados dos utilizadores.

Utilizadores da Apple e Google estão a ser espiados há anos
Notícias ao Minuto

11:06 - 05/03/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Falha

Uma falha de segurança nos equipamentos da Apple e da Google está a deixar os utilizadores vulneráveis a ataques de hackers, sobretudo quando se dirigem aos chamados sites ‘seguros’.

O Washington Post dá conta de uma antiga política do governo dos Estados Unidos da América, de 1990, que proibia a exportação de produtos com elevados níveis de encriptação para outros países. Estas restrições, no entanto, acabaram por ser abandonadas no final dos anos 90.

A falha só foi detetada nas últimas semanas por especialistas que procuraram forçar os browsers a usar a encriptação mais fraca e, em poucas horas, conseguiram o acesso a palavras-passe e outras informações privadas. Isto pode levar a que seja feito um ataque mais vasto a outros sites, através, por exemplo, do botão ‘Gosto’ do Facebook.

Os piratas informáticos conseguem explorar a forma como os computadores se ligam aos sites seguros, uma vez que os navegadores trocam as suas passwords com as páginas de forma a garantir a segurança.

Neste momento, existe um criptógrafo da Universidade Johns Hopkins, Matthew D. Green, que está a averiguar esta falha.

Não se sabe ao certo quantos casos esta falha de segurança já terá sido usada para entrar nos computadores dos cibernautas, mas as agências governamentais poderão ter sido as mais afetadas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório