Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Feira de telecomunicações tem máquinas de electricidade

Nos corredores da feira mundial de telecomunicações de Barcelona há máquinas como em qualquer estação de metro ou terminal de autocarros, só que estas não distribuem comida em troca de moedas, mas sim eletricidade.

Feira de telecomunicações tem máquinas de electricidade
Notícias ao Minuto

19:15 - 03/03/15 por Lusa

Tech Inovação

São às dezenas em todos os corredores que ligam os oito pavilhões da feira (o World Mobile Congress), que se realiza em Barcelona desde há dez anos, máquinas e máquinas que em vez de recolherem moedas em troca de um chocolate ou uma garrafa de água alimentam outras prioridades.

Aqui, uma assistente recolhe o dispositivo do visitante e coloca-o a carregar, gratuitamente, numa gaveta fechada com um código eletrónico. Já nem se publicita "carregue aqui o seu telemóvel" ou o tablet: aqui fala-se em "dispositivo" e até nisto se está a seguir a tendência da feira de 2015, ou seja da oferta dos principais operadores.

A grande tendência deste ano do World Mobile Congress (WMC) são os dispositivos (todos ligados à internet ou aos telefones ou entre si) que se podem usar diariamente. Tudo coisas que já existiam, mas agora a uma escala do uso corrente, normal, da não-novidade.

Relógios desportivos ou clássicos, headphones, aparelhos que controlam o batimento cardíaco e as calorias ingeridas, câmaras fotográficas e de vídeo externas, aparelhos de localização por satélite, joias e adornos, braceletes. Tudo ligado em rede, ligado às redes sociais e tudo a precisar de eletricidade.

Não raras vezes se vê visitantes com cinco destes aparelhos nos braços, na mochila, em cima da mesa e nas orelhas.

Por isso a feira mundial de telecomunicações de Barcelona gasta, ao longo de cinco dias, a energia elétrica de uma pequena localidade espanhola. E, por isso, nos corredores os visitantes fazem fila para deixar os seus "dispositivos" uma meia hora a receber 'alimentação'.

Isso não significa que as pessoas que visitam estes locais ignorem a necessidade de comer ou beber, mas numa feira como esta há outras prioridades.

O World Mobile Congress 2015, a maior Feira de negócios do mercado móvel do mundo, arrancou oficialmente na segunda-feira em Barcelona, trazendo - como em anos anteriores - os maiores lançamentos da indústria no ramo dos telemóveis, objetos conectados, além de outros "gadgets" e serviços.

A feira conta com delegações de 160 países, além de 4 mil expositores (incluindo nove empresas de Portugal).

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório