Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

OnStar, o sistema que contacta socorro em caso de acidente

A Opel vai estrear no Salão Automóvel de Genebra um novo sistema que, em caso de acidente, põe em contacto, automaticamente, um especialista em emergência com os ocupantes da viatura.

OnStar, o sistema que contacta socorro em caso de acidente
Notícias ao Minuto

14:40 - 02/03/15 por Lusa

Tech Opel

Este sistema, chamado OnStar e apresentado hoje aos jornalistas, vai ser lançado em 13 países europeus a partir de agosto, incluindo Portugal, contemplando a gama de modelos de passageiros da Opel.

Atualmente, o OnStar tem mais de 7 milhões de assinantes nos Estados Unidos, Canadá, China e México.

O Onstar permite, entre outras funcionalidades, a ligação 'wi-fi' 4G, assistência em caso de roubo e uma aplicação para telemóvel.

João Falcão Neves, diretor-geral da Opel Portugal, disse à Lusa que "ter ligação internet de alta velocidade a bordo do automóvel é um sonho antigo que vamos tornar realidade", acrescentando que o sistema "oferece uma série de serviços únicos que representam um apoio efetivo e um precioso acompanhamento a todos os que utilizam automóvel".

O responsável máximo da Opel no país adiantou ainda que o OnStar "vai estar disponível de série em quase toda a gama Opel de automóveis de passageiros, do citadino Karl ao topo de gama Insignia".

Os carros da marca alemã vão ter, através do OnStar, ligação de alta velocidade sem fios à internet, aceitando até sete dispositivos móveis a funcionar ao mesmo tempo, dentro e à volta do veículo.

Com a ferramenta Opel OnStar o centro de operações da marca é alertado automaticamente se, por exemplo, um 'airbag' é despoletado. Um operador entra, então, em contacto com a viatura para determinar se a situação requer ajuda. Se não houver resposta, é acionado o programa de emergência e enviado socorro para o local exato onde se encontra a viatura.

Além do apoio em emergência, o Opel OnStar inclui ainda a assistência em viagem.

Este sistema permite ainda aceder a dados do veículo através de uma aplicação no telemóvel, como a vida útil do óleo ou a pressão de pneus, a possibilidade de trancar ou destrancar remotamente as portas, a localização 'on line' do automóvel ou a possibilidade de fazer soar a buzina e ligar as luzes.

Em caso de roubo, o sistema OnStar pode assistir o proprietário e as autoridades, nomeadamente através do bloqueio remoto da ignição ou enviando um sinal para o sistema de controlo eletrónico do automóvel, o qual impedirá que o motor arranque.

O anúncio da marca surge no momento em que a União Europeia aprovou a instalação de dispositivos automáticos de chamadas de emergência (eCall) nos veículos motorizados fabricados a partir de 2018.

A infraestrutura para o sistema eCall deverá estar operacional até 01 de outubro de 2017 e a sua utilização estará acessível a todos os consumidores e gratuita, segundo a decisão de Bruxelas.

A decisão do Conselho de Ministros da UE será confirmada, sem alterações, pelo Parlamento Europeu ainda antes do verão.

A Opel vai apresentar também no Salão de Genebra, que decorre de 5 a 15 de março, dois novos modelos: o citadino Karl e o topo da gama Corsa, o desportivo OPC.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório