Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

A sua vida está arruinada? A culpa é do Facebook

Todos os dias surgem novos estudos e dados sobre o impacto do Facebook na vida dos utilizadores. O site Mashable não quis deixar de dar o seu contributo e enumerou as dez formas de como a rede social pode arruinar a sua vida.

A sua vida está arruinada? A culpa é do Facebook
Notícias ao Minuto

21:33 - 31/01/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Lista

A sua vida mudou depois de criou uma conta no Facebook? É normal. O site Mashable revela alguns dos impactos mais impressionantes causados pela rede social e, numa lista, indica as dez formas como o Facebook arruína a vida de qualquer pessoa.

Em primeiro lugar, destaca a publicação, é graças à rede social que o número de cartões, chamadas e mensagens de aniversário são cada vez mais escassos ou nulos. As pessoas dão-lhe os parabéns pela rede social, já que é lá que o ‘lembrete’ da data está presente.

As novidades também já não são partilhadas pessoalmente ou até mesmo por uma chamada telefónica e é cada vez mais comum saber sobre um casamento ou sobre o nascimento do filho de alguém que considerava próximo através da rede social.

Um outro aspeto destacado pela publicação diz respeito ao sentimento de que tudo o que os outros têm é sempre melhor do que o que nos pertence. Ver imagens de ‘amigos’ de férias, na casa nova, com um animal de estimação ou a fazer compras pode baixar a autoestima de quem vê as publicações, o que, por vezes, leva a que as pessoas se sintam tristes e desanimadas.

Filmes, séries, programas de televisão e livros… tudo deixou de ser ‘novidade’. O ‘alerta spoiler’ é cada vez mais frequente nas redes sociais e se não quer ficar a saber o que vai acontecer antes do tempo, o melhor é apressar-se e assistir a todas as estreias e comprar livros em pré-venda.

O Facebook é também um ‘especialista’ em arruinar dietas, lê-se no Mashable. A partilha de imagens de comida, de receitas e idas ao restaurante leva a que muitas pessoas queiram ser iguais e acabem por ‘imitar’ o que os outros fazem.

Os amigos das redes sociais não são, necessariamente, verdadeiros amigos, mas por vezes, é nessas mesmas redes sociais que descobrimos o verdadeiro ‘eu’ daquelas pessoas que consideramos mais próximas e, na maioria das vezes, é a desilusão que vem ao de cima. Segundo o Mashable, é no Facebook que as pessoas se apercebem do quão aborrecidos e estranhos são os seus amigos. Mas não só. É também na rede social de Zuckerberg que as pessoas tomam consciência do quão aborrecidas também são. Quer uma prova? Veja a média de ‘gostos’ das suas publicações.

O sentimento de rejeição é uma das formas de como o Facebook consegue ‘arruinar’ alguém. Antes das redes sociais, as pessoas saiam e marcavam encontros sem ter que dar satisfações a quem quer que fosse, mas agora, ver imagens de amigos numa saída à noite sem ter sido convidado pode ser a gota de água para remover uma amizade na rede social.

As publicidades que aparecem no feed do Facebook não surgem do nada, são baseadas com as pesquisas feitas e com as páginas visitadas, contudo, lê-se na publicação, por vezes podem assumir-se com autênticos martírios pois nada mais fazem do que relembrar algo. Veja o exemplo das pessoas que querem perder peso e não conseguem e depois de pesquisarem no Google vêm publicações de raparigas e rapazes magros em anúncios na rede social.

Por fim, o Facebook consegue arruinar a vida de uma pessoa pelo simples facto de a prender por horas a fio. Já pensou no que poderia fazer nos constantes minutos que passa online? Se calhar é por estar agarrado ao Facebook que não foi convidado para aquela noite de copos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório