Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Obama insta ao acesso livre à Internet na Ásia Pacífico

O acesso livre à Internet deve ser acolhido na Ásia Pacífico, defendeu hoje o Presidente norte-americano, Barack Obama, num discurso em Nova Deli, no final da sua visita de três dias à Índia.

Obama insta ao acesso livre à Internet na Ásia Pacífico
Notícias ao Minuto

11:47 - 27/01/15 por Lusa

Tech Presidentes

"Os Estados Unidos saúdam um papel maior da Índia na Ásia Pacífico, onde a liberdade de navegação deve ser acolhida e as disputas devem ser resolvidas pacificamente", afirmou Obama.

As declarações foram proferidas após conversações que manteve, em Nova Deli, com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que tem tido uma postura mais assertiva do que o seu antecessor relativamente à China.

Um jornal do Partido Comunista Chinês anunciou, na semana passada, que o controlo de Pequim sobre a Internet "se aperfeiçoou", a propósito da "atualização" da chamada "Grande Firewall da China", a qual interrompeu parcialmente o serviço fornecido por servidores localizados no estrangeiro.

Hoje, um alto funcionário chinês citado pelo jornal China Daily justificou o bloqueio de servidores estrangeiros que permitem navegar a Internet na China sem as restrições impostas pelo governo com a necessidade de "manter a segurança do ciberespaço".

O Presidente dos Estados Unidos tem procurado revigorar alianças no seio da Ásia Pacífico, vendo a Índia como um potencial contrapeso em relação ao crescente poder de Pequim.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório