Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Sim, o telefone está a prejudicar-lhe a saúde e a felicidade

São incontornáveis as facilidades trazidas pelos telemóveis e, mais recentemente, pelos smartphones: encurtaram-se as distâncias e agilizaram-se funções. No entanto, estes aparelhos podem estar a fazer-lhe mais mal do que bem, noticia a Time.

Sim, o telefone está a prejudicar-lhe a saúde e a felicidade
Notícias ao Minuto

14:22 - 26/01/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Consequências

Neste momento, são vendidos diariamente mais de 1,8 milhões de smartphones, de acordo com a Time. Além desta democratização dos aparelhos, também o tempo de uso foi aumentando: usamos o telefone quando comemos, quando estamos na cama, no trabalho e até quando estamos na casa de banho. Estes hábitos estão, no entanto, a prejudicar a saúde e a felicidade dos seus utilizadores.

Mandar mensagens prejudica a postura. O principal impacto é no pescoço. Sempre que está a olhar para baixo, para o telefone, está a criar uma pressão enorme sobre a coluna. Esta pressão extra diária vai ter consequências futuras na coluna.

O telefone pode estar a contaminá-lo. O facto de se levar o telefone para todo o lado, incluindo a casa de banho, significa que este fica exposto a todo o tipo de germes. Mesmo para aqueles que estão sempre a lavar as mãos, o telefone funciona como um ‘quinto membro’ e está (quase) sempre contaminado. O Wall Street Journal fez uma experiência num escritório e pegou em oito telefones ao acaso: todos tinham bactérias provenientes de matérias fecais e alguns tinham mais germes que uma sanita.

Os auscultadores estão a prejudicar a sua audição. Tem que se baixar o volume. 35% dos adultos e quase 60% dos adolescentes ouvem músicas em volumes muito acima do aconselhado.

Mandar mensagens prejudica o equilíbrio. Se não pode mandar mensagens enquanto conduz, também não pode mandar mensagens enquanto caminha. Um estudo feito em Ohio, nos EUA, revelou que entram nas urgências cada vez mais pessoas com ferimentos derivados de quedas enquanto estão a caminhar. A causa? Estar a olhar para o telefone.

Os telefones prejudicam as relações. A facilidade e a rapidez com que se comunica pode ajudar às relações mas pode, também, prejudicá-las. Mandar muitas mensagens pode acabar com uma relação, diz um estudo feito pela Universidade de Brigham Young. Pedir desculpa e resolver conflitos por mensagem resulta numa relação de qualidade inferior para as mulheres e receber muitas mensagens faz o mesmo pelos homens.

Está a perder horas de sono por causa do telefone. A grande maioria dos utilizadores de telemóveis dorme com o aparelho ao alcance. As luzes emitidas pelos telefones e computadores têm um efeito terrível no sono: as luzes artificiais impedem o nosso corpo de produzir, à noite, os químicos que nos tornam cansados e deixam-nos, ao invés disso, mais despertos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório