Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Dispositivo para pessoas surdas 'ouvirem' pela língua

Está a ser desenvolvido um aparelho para pessoas com deficiências auditivas. O dispositivo é implantado na orelha, com um microfone incorporado de Bluetooth, mas é uma peça que fica em contacto com a língua que permite que os sons sejam transmitidos, informa o Tecmundo.

Dispositivo para pessoas surdas 'ouvirem' pela língua
Notícias ao Minuto

18:00 - 25/01/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Aparelho

O implante coclear é normalmente uma alternativa para as pessoas que nascem surdas, porém não é recomendado a todos os casos. É nesse sentido que um grupo de investigadores da Universidade do Colorado está a desenvolver um protótipo que através de um acessório implantado na orelha, com um microfone incorporado de Bluetooth e uma peça que fica em contacto com a língua, que irá permitir a estas pessoas perceberem as palavras.

O microfone captura os sons e um processador separa o barulho ambiente das formas de som reconhecíveis, como as frases. Assim, cada uma das palavras é transformada em sinais elétricos que depois transmite para a língua.

No entanto, como a língua não é um órgão destinado à audição, o protótipo reprograma certas áreas do cérebro, para que se entenda os estímulos na língua. Um dos investigadores, Leslie Stone-Roy explica que escolheram a língua devido à hipersensibilidade que tem para distinguir as sensações táteis.

Contudo, este dispositivo exige prática e tempo para o cérebro aprender a reconhecer certas palavras, para passar a associar aquela sensação a determinado som.

O dispositivo encontra-se numa fase inicial visto que os investigadores tentam agora diminuir o aparelho para que caiba confortavelmente na boca.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório