Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

A imagem de perfil pode dizer muito sobre si

Um estudo levado a cabo pela Universidade York, de Toronto, sobre o que os avatares dizem sobre os seus utilizadores permitiu fazer uma avaliação, embora superficial, sobre o que as imagens de perfil que se utilizam nas redes sociais ou outras plataformas online dizem sobre os seus ‘donos’, indica o Washington Post.

A imagem de perfil pode dizer muito sobre si
Notícias ao Minuto

17:38 - 20/01/15 por Notícias Ao Minuto

Tech Estudo

A Universidade York, de Toronto, revelou na semana passada um estudo sobre como os avatares (representações a duas dimensões nos jogos de vídeo, por exemplo) dizem muito sobre a respetiva personalidade dos seus ‘users’.

No entanto, refere o Washington Post, as conclusões do estudo não se aplicam só aos avatares, as imagens de perfil que se utilizam nas redes sociais ou outras plataformas online funcionam da mesma forma.

“É razoável pensar que muitas das estratégias que as pessoas usam para avaliar avatares também são usadas para avaliar fotografias de perfil”, afirmou Katrina Fong, uma psicóloga social da mesma universidade e uma das autoras do estudo.

A responsável adverte que seria preciso um estudo mais incisivo sobre as imagens de perfil para determinar que conclusões do estudo dos avatares realmente se aplicam às fotografias, mas deixa claro que existem similaridades na perceção que as pessoas têm dos dois elementos digitais.

E quais são os avatares (ou imagens) mais convidativos?

O estudo revelou que as pessoas reagem de forma mais positiva a avatares com os olhos abertos, caras ovais, com sorriso e cabelo castanho. Note-se que estas são as preferências para as representações digitais em jogos de vídeo.

Por outro lado, expressões faciais neutras ou negativas, cabelo curto ou preto, óculos e chapéus transmitem sinais de introversão, neurose ou negativismo.

Pode achar que estes traços não se aplicam às imagens, mas o facto é que a perceção que se cria das pessoas que estão por detrás dos perfis online tem muito (ou quase tudo) a ver com a imagem. Por exemplo, um estudo levado a cabo no Oregon, EUA, no ano passado revelou que as mulheres jovens são levadas menos a sério se as suas fotografias de perfil forem “demasiado sensuais”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório