Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

BBC 'emprega-se' na Apple e descobre trabalho escravo infantil

A BBC emitiu um documentário onde mostrou trabalhadores da Apple na China a adormecerem de exaustão durante turnos de 12 horas. Neste momento, Tim Cook já veio dizer que está “profundamente ofendido”.

BBC 'emprega-se' na Apple e descobre trabalho escravo infantil
Notícias ao Minuto

17:33 - 19/12/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Documentário

A televisão BBC emitiu uma edição do Panorama, um programa de investigação jornalística, onde os repórteres se infiltraram. O documentário tem que ver com os trabalhadores chineses da Pegatron sobre quem recai a responsabilidade de montar os iPhones e iPads, mas mostra que os chineses, por terem turnos tão longos, acabam por adormecer exaustos.

São 12 horas por dia e os funcionários são mesmo obrigados a trabalhar durante 18 dias seguidos, sendo que não têm dias de folga.

Os trabalhadores foram filmados pela BBC a adormecer devido o extenso horário de trabalho. Um dos jornalistas infiltrou-se e, a seguir a um turno de 16 horas, admitiu que quando chegou aos dormitórios não conseguia mexer-se, nem para comer.

Face a esta investigação, a Apple afirmou que existem “melhorias constantes e significativas” e refere ainda que é comum que os trabalhadores façam sestas durante o horário de trabalho, mas que iria ser feita uma investigação.

As más condições de trabalho foram conhecidas em 2010, quando 14 trabalhadores se suicidaram. Foi então que a Apple estipulou regras mais exigentes quanto às condições de trabalho.

O presidente executivo, Tim Cook já reagiu a este documentário. “Estamos profundamente ofendidos com a sugestão de que a Apple iria quebrar a promessa feita aos funcionários” dos seus fornecedores ou “enganar os seus clientes de alguma forma”.

No documentário chegaram a ser encontradas crianças a trabalhar em condições perigosas na ilha indonésia de Bangka.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório