Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Investigadores da Guarda facilitam uso do telemóvel por idosos

Investigadores do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) desenvolveram uma aplicação para telemóveis Android, que facilita a utilização do telefone, funciona como localizador GPS e é destinada a pessoas idosas e que apresentem algum grau de demência.

Investigadores da Guarda facilitam uso do telemóvel por idosos
Notícias ao Minuto

12:40 - 28/11/14 por Lusa

Tech Iniciativa

A nova aplicação designada ‘+Fácil’ torna "a utilização do smartphone bastante mais fácil para os idosos", por ter uma interface gráfica com o utilizador bastante simplificada, disse hoje à agência Lusa Luís Figueiredo, docente do IPG e coordenador do projeto MagicKey, no âmbito do qual foi desenvolvido o produto tecnológico.

Segundo o responsável, a ferramenta, para além de facilitar a utilização do telemóvel, integra "um sistema de geolocalização que permite não só que a pessoa possa facilmente fazer um pedido de auxílio com o envio das suas coordenadas GPS, como permite que números autorizados possam solicitar a sua localização".

"Esta aplicação foi desenvolvida tendo em conta as dificuldades das pessoas mais idosas na utilização de smartphones, bem como a necessidade de pessoas com algum grau de demência, como por exemplo com Alzheimer, necessitarem de ser localizadas", explicou Luís Figueiredo.

O novo sistema, que serve de localizador GPS e de comunicador, permite também uma configuração que possibilita o atendimento automático de determinados números de telefone em alta voz.

"No caso das pessoas com Alzheimer, mesmo que os familiares lhes liguem, podem não ter a noção de que têm de pegar no telefone para atender. Por isso, essa funcionalidade de atender automaticamente determinados números é importante", reconhece.

A aplicação ‘+Fácil’ foi desenvolvida pelo projeto MagicKey, em colaboração com alunas do curso de Design do IPG, que fizeram a parte gráfica.

O projeto foi desenvolvido "em praticamente quinze dias, mas com todo o trabalho já feito anteriormente, em outras vertentes", indicou o coordenador.

Luís Figueiredo contou à Lusa que a ideia para a nova aplicação surgiu no seguimento de outros projetos e depois de, numa ocasião, ter deixado o seu smartphone em casa e a sua mãe, já idosa, "não conseguir atender" as chamadas.

O ‘+Fácil’ vai ser apresentado na Feira Portugal Maior, a realizar de 03 a 07 de dezembro, na FIL - Feira Internacional de Lisboa.

A MagicKey, uma empresa spin-off do IPG, vai vender a aplicação como um pacote, que inclui telemóvel e assistência técnica sem limite de prazo, indicou o seu responsável, sem adiantar valores para a comercialização.

Aquela empresa, vocacionada para a conceção e desenvolvimento de programas informáticos e tecnologias de comunicação para clientes específicos, também disponibiliza as aplicações MagicEye, MagicKeyBoard, MagicHome, MagicKey, MagicSwitch, MagicWatch, MagicWheelChair, MagicJoystick e MagicPhone, destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com deficiência.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório