Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Rússia adia lançamento de satélite devido a problema no foguetão

A agência espacial russa adiou hoje o lançamento do satélite de comunicações europeu Astra-2G, previsto para sexta-feira, devido a um problema técnico no foguetão russo Proton que o deveria colocar em órbita.

Rússia adia lançamento de satélite devido a problema no foguetão
Notícias ao Minuto

08:13 - 26/11/14 por Lusa

Tech Espaço

"Na revisão do bloco acelerador foi detetada uma anomalia no sistema de dispositivos de controlo", disse um porta-voz da Roscosmos, citado pela agência Interfax.

O mesmo responsável explicou que para corrigir o defeito será necessário retirar o foguetão da rampa de lançamento do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, onde tinha sido instalado, e desprender o bloco acelerador Briz-M, que é a última etapa do foguetão.

Segundo o porta-voz da agência espacial russa, o lançamento do Astra-2G, desenhado para uma vida útil de 15 anos, realizar-se-á assim que seja possível.

A 21 de outubro, o mau funcionamento de um Briz-M impediu a colocação do satélite de telecomunicações russo Express-AM6 na órbita programada, embora, segundo os especialistas da Roscosmos, o aparelho deverá conseguir alcançá-la, com os seus próprios propulsores, nos próximos meses.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório