Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Projeto Raum para residências artísticas online é lançado hoje

Uma plataforma digital, criada pela associação cultural Terceiro Direito para alojar projetos artísticos de diferentes áreas, como artes visuais, cinema, arquitetura, produzidos para o suporte online, é lançada hoje, no Museu Berardo, em Lisboa.

Projeto Raum para residências artísticas online é lançado hoje
Notícias ao Minuto

11:25 - 12/11/14 por Lusa

Tech Museu

Intitulada "Raum: Residências artísticas online", a plataforma, dirigida pela curadora Sandra Vieira Jürgens, fundadora da Terceiro Direito, tem como objetivo promover o trabalho de artistas e de estruturas de criação e está disponível na internet em www.raum.pt.

A primeira residência a ser lançada foi a do Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa, mas o lançamento oficial, com a apresentação da residência artística de Pedro Neves Marques ("Os Jurupixuna"), decorre hoje, às 18:00, no Museu Coleção Berardo, que será parceiro, tal como o Museu do Chiado.

De acordo com Sandra Vieira Jürgens, o projeto tem por objetivo ser "uma plataforma inovadora, que abre a via do digital de uma forma interessante e, em alturas difíceis, dar visibilidade a escolas, entidades e artistas que têm um bom trabalho". "É também uma forma de colocar as pessoas a cooperar".

O processo passa pelo convite a estruturas - universitárias, independentes ou museus - a autorrepresentarem-se através do convite feito, por seu turno, a um criador, individual ou coletivo, para pensar num projeto para o meio digital.

Esse projeto pode resultar num formato de intervenção com materiais visuais, escritos, sonoros, cinematográficos ou vídeo, que é depois materializado pela equipa de designers da Terceiro Direito.

De acordo com Sandra Vieira Jürgens, está prevista a colocação "online" de 13 residências artísticas, até abril de 2015.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório