Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Sonda lunar chinesa regressa à Terra após oito dias de missão

A sonda lunar chinesa lançada a 24 de outubro regressou hoje à Terra com êxito, naquela que foi a primeira missão não tripulada do país asiático realizada à Lua.

Sonda lunar chinesa regressa à Terra após oito dias de missão
Notícias ao Minuto

06:30 - 01/11/14 por Lusa

Tech Espaço

Pequim, 01 nov - A sonda lunar chinesa lançada a 24 de outubro regressou hoje à Terra com êxito, naquela que foi a primeira missão não tripulada do país asiático realizada à Lua.

Com esta missão, a China passou a ser o terceiro país a concretizar a viagem não tripulada, depois dos Estados Unidos e da Rússia.

O veículo espacial, ainda sem nome oficial, foi designado de "Xiaofei" nas redes sociais e aterrou na base de Soziwang, na região autónoma da Mongólia Interior na madrugada de hoje, revelou a agência Xinhua.

A sonda é a primeira desenvolvida pela China para voltar à Terra e o objetivo do projeto foi ensaiar tecnologias de regresso como o controlo de navegação e o escudo de proteção contra o calor gerado pela entrada na atmosfera.

As equipas de trabalho na Mongólia conseguiram recuperar o equipamento depois deste ter aterrado na zona prevista, a cerca de 500 quilómetros de Pequim.

A sonda percorreu 840.000 quilómetros durante a missão de oito dias, durante os quais foram tiradas fotografias da Terra e da Lua, destacam os meios de comunicação social oficiais chineses.

O processo de reentrada na atmosfera começou às 06:13 locais (23.13 de sexta-feira em Lisboa) e o veículo experimental aproximou-se da Terra a uma velocidade de 11,2 quilómetros por segundo.

Durante o processo, as comunicações foram cortadas já que a velocidade do veículo causou forte fricção com o ar e gerou altas temperaturas que danificaram os sistemas de comunicação.

A China tem desenvolvido nos últimos anos o seu programa espacial recorrendo em grande parte à capacidade técnica dos seus engenheiros militares.

JCS // JCS

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório