Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Anonymous ataca site de editores espanhóis por causa de lei

O movimento Anonymous atacou a página na Internet da Associação de Editores de Diários Espanhóis (AEDE), os quais classificou de "carteiristas da informação", no mesmo dia em que o Congresso aprovou a reforma da Lei de Propriedade Intelectual.

Anonymous ataca site de editores espanhóis por causa de lei
Notícias ao Minuto

22:40 - 30/10/14 por Lusa

Tech Propriedade

"Se pensais, carteiristas da informação, que, com a aprovação da norma por parte dos vossos amigos do corrupto Partido Popular, vão acabar com uma Internet livre e ao serviço dos cidadãos, não nos conhecem", referiu o movimento Anonymous, na mensagem colocada no sítio da AEDE.

Na página oficial da AEDE, dominada pelo azul, além da sua informação habitual, constatava-se uma tarja, de cor verde, a mensagem intitulada "O 9 de Anonymous" dizia ainda que "nem os diários ao serviço da corrupção institucionalizada vendidos" conseguirão acabar "com uma rede livre".

"Os vossos advogados e mercenários tentaram proteger-vos de nós, mas nós somos uma ideia, não combatemos por um salário", acrescentava o texto, ilustrado com uma imagem de um soldado, com um sinal de interrogação na cara.

Na mensagem, Anonymous deixou ainda um aviso: "Nunca estaremos longe dos vossos refúgios, servidores e painéis de controlo e documentos (dos que já fizemos uma bonita cópia)".

A agência noticiosa espanhola (Efe) tentou obter uma reação da AEDE junto da sede madrilena da associação, que desconhecia o ataque à sua página na Internet, que não exibe já a tarja da Anonymous.

A reforma da Lei de Propriedade Intelectual, aprovada hoje definitivamente pelo Congresso espanhol, consagra, entre outras medidas, o direito de as empresas editoras serem compensadas economicamente pelos agregadores de conteúdos e motores de busca pelo seu uso, uma compensação que será irrenunciável.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório