Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Portugueses criam app turística para cidade chinesa

A empresa portuguesa iClio vai criar um guia turístico em aplicação para telemóveis da cidade chinesa de Guilin, graças a um acordo com as autoridades continentais da China concretizado na Feira Internacional de Macau.

Portugueses criam app turística para cidade chinesa
Notícias ao Minuto

14:30 - 27/10/14 por Lusa

Tech IClio

Em declarações à agência Lusa, Alexandre Pinto, presidente da iClio, explicou que a empresa, criada por antigos alunos do curso de História da Universidade de Coimbra, "aposta no mercado global, sendo que a China, com o potencial que tem em termos de turismo e como gerador de turistas é um dos alvos da empresa".

Depois dos guias de Barcelona, Paris, Roma e Londres, os primeiros da empresa, a IClio aposta forte no mercado asiático, nomeadamente no mercado chinês e tem perspetivado, além do guia de Guilin, outro de Pequim.

"Até dezembro teremos disponíveis 75 aplicações em 15 lojas de aplicações móveis diferentes sendo que 11 serão lojas de aplicações Android chinesas", afirmou o mesmo responsável ao salientar que todas as 15 cidades catalogadas pela empresa possuem uma versão em chinês simplificado e tradicional, num total de cinco línguas para cada destino.

Alexandre Pinto espera também criar uma aplicação para Macau e outra para Hong Kong, mas não tem ainda nenhum acordo firmado com as autoridades das duas Regiões Administrativas Especiais da China.

"Vamos trabalhar esses destinos, tal como vamos equacionar a abertura de uma representação em Macau para fazer a ponte para o mercado da China, que tem um elevado potencial", disse.

As aplicações da iClio, que até novembro estão apenas disponíveis para produtos com o sistema IOS, podem ser descarregadas gratuitamente, mas possuem uma versão premium que é paga.

"Há uma versão base com informação do destino turístico que é gratuita, mas depois é possível, através da compra da versão premium aceder a funcionalidades como descrições mais completas da cidade que se visita ou estabelecer um percurso turístico em função do tempo que se tem disponível", explicou o mesmo responsável.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório