Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Critical Software diz que acordo entre UE/EUA vai facilitar operação

O presidente executivo da Critical Software, Gonçalo Quadros, afirmou hoje à Lusa que o acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos irá tornar a operação da tecnológica mais fácil no mercado norte-americano.

Notícias ao Minuto

17:40 - 20/10/14 por Lusa

Tech Tecnologia

O cofundador da tecnológica falava à Lusa em vésperas da visita do embaixador norte-americano, Robert Sherman, à sede da empresa em Coimbra, no âmbito de um périplo que o diplomata está a fazer sobre o acordo de parceria transatlântica sobre comércio e investimento (TTIP, sigla na versão inglesa).

Sobre o acordo, que ainda está a ser negociado entre os dois blocos com vista criar a maior zona de comércio livre do mundo, Gonçalo Quadros disse que o objetivo "é muito interessante", já que vai no sentido de "uniformizar as políticas e processos", o que irá permitir "uma operação mais fácil, mais integrada" da subsidiária da Critical Software nos Estados Estados.

No fundo, a expectativa é que este acordo venha a "resolver aspetos que são essencialmente burocráticos" no mercado norte-americano.

"Temos a expectativa que este acordo seja mais um passado para integrar" os dois blocos: União Europeia e Estados Unidos.

Com atividade no setor aeronáutico, defesa e espaço, Gonçalo Quadros classificou de "crítica" a criação da subsidiária norte-americana na altura da fundação da tecnológica portuguesa.

Sobre o peso do mercado norte-americano, Gonçalo Quadros disse que está quase ao mesmo nível do bloco Europa e do Brasil e países de língua oficial portuguesa (PALOP).

A Critical Software tem também uma subsidiária no Reino Unido, a qual tem registado crescimento, já que a tecnológica portuguesa tem beneficiado do facto de não ser colocado "um conjunto de restrições por ser uma empresa europeia", ao contrário do que sucede no mercado norte-americano.

"Há um peso superior no mercado europeu", uma vez que no Reino Unido é mais fácil operar "porque somos uma empresa europeia", disse.

Atualmente, com 270 pessoas na área da engenharia, Gonçalo Quadros conta continuar a contratar colaboradores durante este ano.

"Temos vindo a crescer e este ano vamos continuar. Estamos a recrutar pessoas na área da engenharia", adiantou o presidente executivo.

Com uma faturação de 20 milhões de euros no ano passado, a Critical Software conta registar um aumento este ano, embora o responsável prefira não avançar estimativas, para já.

"Queremos crescer [em faturação], mas não queria fazer o 'disclosure' agora", disse.

Já o grupo de empresas que engloba a Critical software registou uma faturação de 30 milhões de euros em 2013.

O embaixador dos Estados Unidos visita a instalação da empresa a 22 de outubro.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório