Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

México está a apostar nas tecnologias de informação

O Estado mexicano de Jalisco tornou-se no líder nacional das tecnologias de informação, deixando de ser apenas conhecido pela bebida tradicional tequila ou os grupos musicais mariachis.

México está a apostar nas tecnologias de informação
Notícias ao Minuto

10:25 - 30/09/14 por Lusa

Tech Governo

Guadalajara, capital de Jalisco, um dos 33 dos Estados Unidos Mexicanos, acolhe desde segunda-feira e quarta-feira o Congresso Mundial de Tecnologias de Informação (WCIT).

As tecnologias representam uma forte aposta do Governo presidido por Peña Nieto, que, através do secretário da Economia, Ildefonso Guajardo Villarreal, anunciou esta segunda-feira, durante o congresso, que o México aspira chegar a 2014 como o segundo fornecedor mundial de serviços de tecnologias de informação.

Dentro do país, é o Estado de Jalisco que lidera o mercado das tecnologias de informação, estando a concretizar diversos projetos-piloto nesta área.

Jaime Reyes Robles, secretário da inovação, Ciência e Tecnologia do Governo de Jalisco, salientou, durante uma conferência no WCIT, que este território é, agora, "muito mais" do que tequila e os mariachis.

Neste Estado existem oito centros de inovação, 47 parques industriais, 20 universidades e aqui está também a ser criada a "cidade criativa digital", convertendo 40 hectares de Guadalajara numa "cidade inteligente".

O responsável referiu que estão também a ser desenvolvidos "clusters" na área da agroindústria e da saúde, com destaque para a investigação nas doenças do cancro, obesidade e diabetes, doenças que mais afetam a população local.

Em simultâneo com a "revolução tecnológica em curso", Jalisco é líder na produção de tequila, uma bebida alcoólica feita de uma espécie de cato, o agave.

No povoamento de Tequila, a 65 quilómetros de Guadalajara, são muitas as empresas que se dedicam à produção desta bebida. Uma delas, a "Jose Cuervo" destila à volta de 50 mil litros por dia, recorrendo à plantação própria do agave e à compra a vários pequenos produtores locais.

A empresa possui uma fábrica que é visitada por milhares de pessoas, onde dá a provar os diversos tipos de tequila que podem ser produzidos.

Nas tradições locais, o destaque vai também para os mariachis, grupos de homens que tocam a música emblemático do México, evocando a sua história e tradições, e que, atualmente, irrompem pelos restaurantes ou praças a atuar, surpreendendo os turistas ou assinalando momentos importantes como aniversários, casamentos e batizados.

Guadalajara é também uma cidade de muitas catedrais e igrejas, sentindo-se uma forte presença da religião católica, e onde se pode observar o trabalho dos muitos engraxadores de sapatos espalhados pelos locais mais emblemáticos.

Mas aqui ainda existem também os escrevedores de cartas. Homens que se sentam na rua, com uma máquina de escrever em cima de uma mesa e que escrevem cartas, ajudando analfabetos ou cegos a manter-se em contacto, por exemplo, com familiares e amigos.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório