Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Angola vai gerir domínio nacional de internet a partir de 2015

A gestão do domínio '.ao', relativo a páginas de internet, vai passar de Portugal para Angola em 2015, de acordo com a legislação aprovada nos últimos dias pelo Governo angolano e a que Lusa teve hoje acesso.

Angola vai gerir domínio nacional de internet a partir de 2015
Notícias ao Minuto

10:00 - 15/09/14 por Lusa

Tech .ao

Em causa está um despacho conjunto dos ministros das Telecomunicações das Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, e da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Pereira Teixeira, de 11 de setembro, orientando a conclusão deste processo em 150 dias.

O despacho refere que "no âmbito da massificação" daquele domínio, angolano, "e estando criadas as condições para a transferência da raiz do domínio '.ao' de Portugal para Angola", é criada uma comissão de monitorização e um grupo técnico de trabalho para acompanhar esse processo.

O grupo técnico dispõe de 30 dias para apresentar um programa que permita a transferência da gestão do domínio angolano na Internet num prazo subsequente de 120 dias.

As regras e normas para codificação geográfica (duas letras) de nomes de países em domínios de topo da Internet são definidas por uma instituição internacional de padronização (ISO).

Estes domínios, geridos por cada país, podem depois ser utilizados para associar a páginas de Internet de empresas privadas ou organismos e instituições públicas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório