Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Saiba porque é que a nossa voz nos parece ?feia?

É daquelas pessoas que quando lhe pedem para falar em público diz que tem uma ?voz feia?? Pois bem, saiba que a voz que ouve na sua cabeça não é aquela que os outros ouvem. Porquê? Tudo por causa da forma do nosso crânio.

Saiba porque é que a nossa voz nos parece ?feia?
Notícias ao Minuto

20:28 - 30/08/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Curiosidades

Não gosta de se ouvir? Tem medo que a sua voz seja feia? Pois bem, esse problema está somente na sua cabeça. Segundo explica o site Gizmodo Brasil o ‘problema’ está na forma do nosso crânio, mais precisamente na forma como ele vibra.

Quando a nossa voz emana, conforme o ar expelido pelos pulmões passa pelas cordas vocais, estas vibram e geram som. Esse som é amplificado pela nossa voz, modelado pela língua e lábios. Quando está ‘cá fora’ ele estimula os tímpanos e estruturas do ouvido interno, que converte o som em impulsos elétrico.

Porém, o ouvido não ouve só as fontes externas. As vibrações que vêm de dentro do corpo ativam também as estruturas auditas e a vibração faz com que a caixa craniana também vibre, algo que é percecionado por nós.

“Quando você fala, as pregas vocais na garganta vibram, fazendo com que sua pele, crânio e cavidades orais também vibrem, e nós percebemos esse som,” explicou Ben Hornsby, professor de audiologia da Universidade Vanderbilt.

Mas como som não atravessa o osso com a mesma facilidade fazendo baixar o tom do som que ouvimos internamente e criando uma espécie de efeito de feedback que estimula o tímpano de ambos os lados. Como as orelhas estão posicionalmente atrás da boca, o som precisa primeiro de ‘refletir-se’ noutros objetos antes de ser ouvido por nós. Isso faz com que ouçamos coisas diferentes do que os outros ouvem.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório