Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Blogue sobre bombeiros ultrapassou as 500.000 visualizações

Um blogue dedicado à atividade dos bombeiros, gerido por um profissional da corporação de Entre-os-Rios, Penafiel, é um sucesso na Internet, ultrapassando as 500.000 visualizações em ano e meio de atividade.

Notícias ao Minuto

16:07 - 27/08/14 por Lusa

Tech Penafiel

Tenho visitantes de todo o mundo", contou José Filipe, o autor do blogue 'Vida de Bombeiro'. À agência Lusa revelou que o blogue nasceu da vontade de dar a conhecer o trabalho diário dos bombeiros, em Portugal.

"Um dia estava a trabalhar e a pesquisar notícias num blogue, quando surgiu a ideia de eu próprio fazer um blogue", explicou.

Aquele espaço na Internet começou a ser trabalhado em janeiro de 2013 e logo nos primeiros dias deu sinais de que viria a ter sucesso. "Por casualidade, tivemos um acidente com encarcerados no dia em que lancei o blogue e essa foi logo a primeira notícia", lembrou o bombeiro.

O blogue é atualizado diariamente com notícias sobre a atividade dos bombeiros de todo o país.

Os visitantes encontram ainda fotografias, vídeos, informações úteis para os visitantes e atalhos para outros sites relacionados com os bombeiros, para além da interatividade com as redes sociais que atraem cada vez mais visitantes.

Uma vez por semana, José Filipe, que já leva 24 anos de experiência como bombeiro, escreve sobre uma situação vivida na corporação de Entre-os-Rios.

Questionado sobre o momento que mais o marcou e que foi relatado no blogue, recordou o atropelamento de uma criança, de quatro anos, que acabou por falecer."São histórias como estas que nos marcam para a vida toda. Nunca vou esquecer a imagem de uma criança de quatro anos a perder a vida", disse, admitindo que aquele tipo de notícias é o que tem mais visualizações no seu blogue.

Os tempos livres de José Filipe são, em grande parte, dedicados à atualização do ‘Vida de Bombeiro’.

"Gosto de jogar à bola e de ir ao cinema, mas isto é um vício. Não há um dia em que não coloque uma notícia no blogue", disse, sorrindo.

As visualizações, sinalizou, têm origem em vários pontos do mundo. A maior audiência é em Portugal, mas o segundo país com maior número é os Estados Unidos da América.

"Se calhar, por culpa da parceria que temos com os bombeiros de Chicago, na partilha de notícias", admitiu.

O terceiro país com maior número de visualizações é o Brasil.

José Filipe contou, a título de curiosidade, que numa semana teve 10 visualizações na Etiópia.

Atualmente, frisou, ‘Vida de Bombeiro’ é a segunda página de bombeiros com mais "gostos" na rede social Facebook, em Portugal", com quase 25.000 subscritores.

"Não andamos à caça do 'gosto', mas queremos dar a conhecer o trabalho dos bombeiros", observou.

No trabalho de administração do blogue, José Filipe tem contado com a ajuda Miguel Ângelo, um adolescente de 16 anos que ingressou na corporação há cerca de um ano.

"Quando não estou, está ele", contou, elogiando o entusiasmo e dedicação do seu colaborador.

Sobre o futuro daquele espaço na Internet, o autor disse desejar trabalhar para que a página digital continue a ser útil, publicando informações sobre os bombeiros, sobretudo aquelas que "não se encontram nos sites de notícias".

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório