Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Futuro prevê análises ao sangue sem agulhas

Muito em breve passará a ser possível realizar análises ao sangue sem o recurso a agulhas, noticia o La Vanguardia.

Futuro prevê análises ao sangue sem agulhas
Notícias ao Minuto

17:00 - 24/07/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Descoberta

Em breve, as análises ao sangue poderão ser feitas sem o recurso a agulhas.

Isto será possível substituindo a agulha por um conjunto de microchips que, colocados em diversas partes específicas do corpo, nomeadamente nas artérias carótidas, nas axilas e na região umbilical, poderão detetar a temperatura através de algoritmos. Este sistema permitirá ainda obter informações acerca de elementos como os níveis hormonais ou enzimáticos.

Desenvolvido pela Academia Russa de Ciências Naturais da Universidade de Massachusetts e do National Space Biomedical Research Institute, nos EUA, o sistema já está a ser posto em prática em países como a República Checa, a Eslováquia, a Hungria, a Rússia, a China, o Egito ou o Vietname.

O procedimento já foi testado em Espanha, tendo-se confirmado a eficácia do mesmo com os microchips a conseguirem analisar até 130 parâmetros sanguíneos em apenas seis minutos.

"As análises ao sangue obtêm-se graças a um monitor ligado a biossensores que se colocam na pele do paciente e os resultados conseguem-se em seis minutos", refere Alejando Valverde, representante da Onkocet.

O dispositivo permite também a realização de um hemograma, a análise de indicadores funcionais do sistema cardiorrespiratório, o fluxo sanguíneo, o perfil hepático, entre outros.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório