Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Direitos de autor valem processo milionário a ‘Youtuber’

Talvez não seja muito conhecida por terras lusitanas, mas Michelle Phan é praticamente uma marca. Pelo menos no Youtube. Porém, agora esta ‘Youtuber’, que conta com mais de 7 milhões de seguidores na rede social de partilha de vídeo, enfrenta um milionário processo por violação de direitos de autor. 150 mil dólares por músicas no total de 50 títulos musicais.

Notícias ao Minuto

06:20 - 24/07/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Michelle Phan

Um processo milionário está a opor uma discográfica a uma estrela do Youtube. Os valores podem chegar a qualquer coisa como 7,5 milhões de dólares (5,6 milhões de euros), isto porque a ‘artista’ Michelle Phan é acusada de ter usado, sem autorização, 50 músicas e está agora a braços com uma ação judicial por parte da Ultra Music, que agencia por exemplo o artista Deadmau5.

A empresa norte-americana argumenta que a ‘Youtuber’ lucrou ao usar os títulos musicais com direitos pertencentes à Ultra, uma vez que os anúncios que esta faz devem ter gerado contratos com marcas que permitiram a Phan receber elevadas somas de dinheiro.

De referenciar que sempre que é detetado um vídeo a usar uma música com direitos de autor, os responsáveis pela partilha são muitas vezes notificados para ter em consideração esse aspeto, podendo mesmo o vídeo ser removido pelos responsáveis pela manutenção da plataforma. Porém, devido à popularidade desta norte-americana de 27 anos, a Ultra decidiu ir um pouco mais longe.

Veja um dos vídeos da polémica que, a título de curiosidade, conta com quase 1,5 milhões de visualizações.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório