Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Cabo Verde lança novo portal para transformar e modernizar serviços do Estado

Cabo Verde lançou hoje uma nova versão do portal do cidadão, uma página com muitas funcionalidades que irão transformar e modernizar a Administração Pública (AP) do país, prestando um melhor serviço aos cidadãos e às empresas.

Cabo Verde lança novo portal para transformar e modernizar serviços do Estado
Notícias ao Minuto

21:00 - 21/07/14 por Lusa

Tech Administração Pública

O portal "Porton di nos Ilha" (expressão em crioulo que significa, em português, Portão da nossa ilha) é um canal da Internet que visa, essencialmente, facilitar, simplificar e inovar o funcionamento e os serviços do Estado disponíveis a cidadãos nacionais e estrangeiros.

A ferramenta de atendimento, cuja primeira versão foi lançada há sete anos, disponibiliza ao utente - cidadão ou empresa - os principais produtos/serviços que tradicionalmente lhe são disponibilizados presencialmente.

Com a atualização feita pelo Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSI) cabo-verdiana, o portal (www.portondinosilha.cv) está "mais simples e rápido", com uma apreesentação mais atrativa, com níveis maiores de interação e um leque maior de serviços.

No ato de apresentação, o secretário de Estado da Administração Pública, Romeu Modesto, disse que a anterior versão do portal cumpriu com a sua missão e que a nova página representa um "trabalho profundo" para introduzir "transformações significativas" na AP do país.

"Estamos criar as condições para modernizar a AP, prestando um bom serviço aos cidadãos e às empresas. O fundamental é que estamos a criar canais para que o cidadão opte sobre a sua forma de se relacionar com a AP", sustentou Romeu Modesto, que desafiou o setor privado a levar os serviços aos cidadãos e empresas.

Para o secretário de Estado, em sete anos, o percurso do 'Porton di nos ilha' foi "muito positivo" na aproximação da AP ao cidadão e representou uma diminuição significativa na redução dos custos e da burocracia.

Para a gestora da Casa do Cidadão, Maria de Lurdes Barros, o novo portal destaca-se pela sua organização, pela disponibilidade de mais serviços, pelo alargamento às pessoas com portadoras de deficiência e pela disponibilização dos serviços em plataformas móveis.

A responsável avançou à agência Lusa que até ao momento cerca de dois mil cabo-verdianos visitam diariamente o portal, mas com a nova versão espera-se que possa ser visitado por cerca de cinco mil pessoas diariamente, tanto no país como na diáspora.

Mas para dar o "salto", considerou que ainda é preciso uma campanha de sensibilização junto dos diferentes meios e instituições, uma vez que a página ainda não é tão conhecida do grande público cabo-verdiano.

"Os cabo-verdianos ainda gostam de ver para crer. Ainda preferem um balcão presencial, mas esse é um trabalho que ainda temos de fazer junto das instituições e das empresas para sensibilizar as pessoas e mostrar as vantagens do portal", concluiu Maria de Lurdes Barros.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório