Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cientistas usam impressora para criar vasos sanguíneos

Investigadores da Universidade de Sidney, Harvard, Stanford and MIT, conseguiram imprimir pela primeira vez vasos sanguíneos funcionais através de uma impressora 3D, noticia o site TechCrunch.

Cientistas usam impressora para criar vasos sanguíneos
Notícias ao Minuto

15:21 - 01/07/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Inovação

Um dos principais problemas da criação de órgãos humanos era até aqui a de conseguir ter vasos sanguíneos funcionais que possibilitassem fazer crescer órgãos à sua volta. Porém, segundo noticia esta terça-feira o site TechCrunch, uma equipa de cientistas conseguiu reproduzir vasos, o que é considerado um grande avanço.

“Imagine ser possível entrar num hospital e ter um órgão completo impresso – ou bio imprimido, como lhe chamamos – com todas as células, proteínas e vasos sanguíneos no lugar certo, sendo que para isso é apenas preciso carregar num botão no computador que diz ‘imprimir’”, relatou o especialista da Universidade de Sydney, Dr. Luiz Bertassoni.

Até aqui era já possível aos cientistas recrearem pequenas partes de vasos sanguíneos por métodos laboratoriais, porém, com este desenvolvimento é possível fazer surgir do nada um conjunto funcional de vasos sanguíneos, o que para Bertassoni “muda completamente ‘o jogo’”.

Estes vasos permitirão fazer chegar, de forma mais eficaz, os nutrientes aos tecidos bio impressos, possibilitando que estas células mais rapidamente se diferenciem e se reproduzam. Os investigadores acreditam que isto possa, no futuro, permitir a regeneração completa de órgãos humanos, apesar de até aqui, laboratorialmente, os cientistas apenas terem conseguido criar vasos capilares.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório