O grupo OutsideTheLaw reivindicou na rede social Facebook o ataque informático a sites de vários bancos que operam em Portugal, através de uma operação que designou por System Failed e que culminou na divulgação de mais de 400 endereços de email de trabalhadores e gestores dessas instituições.
De acordo com o jornal Público, Santander, Montepio, Millenium BCP, Crédito Agrícola, BPI, Banif, Banco Popular, Banco Best e Banco Espírito Santo (BES) terão sido as entidades visadas mas, acrescenta a mesma publicação, também os servidores do Banco de Portugal (BdP) foram alvo de um ataque.
Fora desta operação do grupo de hackers OutsideTheLaw, que deixou os sites inacessíveis durante algum tempo, ficou a Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Contactada pelo jornal Público, a Polícia Judiciária e a Procuradoria-Geral da República recusaram prestar qualquer informação ou esclarecimentos, tal como as entidades bancárias.
O ataque levado a cabo pelo grupo de piratas informáticos ligado ao Anonymous terá ocorrido na passada sexta-feira com o objetivo de “revelar falhas de todos os bancos portugueses e de várias entidades políticas relacionadas com o mesmo, expondo corruptos”, lê-se numa publicação dos hackers na sua página no Facebook.