Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dependência das redes sociais e das selfies "é uma doença"

Mais do que uma moda dos tempos que correm, as selfies tornara-se uma dor de cabeça para os médicos de saúde mental. Por ano, mais de 100 doentes procuram ajuda devido à dependência das redes sociais e aos transtornos ligados à aparência, indica o site True Activist.

Dependência das redes sociais e das selfies "é uma doença"
Notícias ao Minuto

18:17 - 14/06/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Especialista

Foi notícia na imprensa internacional o suicídio de um jovem que, por não conseguir tirar a selfie perfeita, colocou termo à vida. Há outros casos de pessoas que chegam ao desespero por não atingirem a perfeição nas fotografias que tencionam partilhar nas redes sociais.

Estes casos são já objeto de estudo por serem considerados preocupantes pelos profissionais da saúde, que consideram que a prática pode mesmo tornar-se uma doença.

“Um em cada três pacientes que me visitam com síndrome da distorção da imagem [transtorno obsessivo com os defeitos na aparência física] publicam compulsivamente selfies na internet”, alertou o psiquiatra David Veal, citado pelo site True Activist.

Nestes casos, o médico recorre à terapia cognitivo-comportamental, que “ajuda o doente a reconhecer as razões do seu comportamento e, consequentemente, a moderá-lo”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório