Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Criado sistema para detetar sinais de leucemia com smartphone

Há quem trabalhe para mostrar que os telemóveis não têm apenas aplicações básicas. Um estudante da Universidade de Northum, no Reino Unido, está a desenvolver uma aplicação que permite detetar sinais de leucemia com a ajuda dos smartphones.

Criado sistema para detetar sinais de leucemia com smartphone
Notícias ao Minuto

21:40 - 22/04/14 por Notícias Ao Minuto

Tech Reino Unido

Está para breve a possibilidade de os smartphones poderem vir a ser laboratórios ambulantes de análise ao sangue.

Worawut Srisukkam está a tirar o doutoramento na Universidade de Northum, no Reino Unido, e começou a desenvolver um sistema que vai permitir detetar sinais de leucemia no sangue com a ajuda de uma aplicação, segundo o Science Daily.

Esta app tem como objetivo analisar padrões gráficos para tentar detetar sinais que podem ser indicadores de leucemia. Com ajuda de um acessório que transforma a câmara fotográfica do telemóvel num microscópio. Assim, basta colocar uma amostra de sangue numa lamela, captar a imagem com o microscópio-telemóvel e o resultado aparece na aplicação.

Ainda se trata de um protótipo, mas vai ser mostrado este fim de semana, na Maker Fairde de Londres, um dos maiores eventos mundiais para os criadores e inventores de tecnologia, sendo que a primeira edição portuguesa vai ter lugar em setembro em Lisboa.

“Queria criar uma aplicação para smartphone que tivesse grande importância na vida das pessoas. Além de que é barato e ainda, é uma solução eficiente para detetar a leucemia, para aqueles com poucas possibilidades”, revela Worawut.

Um comunicado do Alpha Galileo revela que em 2012 previu que existiam mais de 350 mil pessoas afetadas por leucemia em todo o mundo.

Com esta tecnologia, que será de baixo custo milhares de mortes podem ser evitadas todos os anos. “O nosso objetivo é utilizar estes aparelhos já muito desenvolvidos para ajudar a saúde. Os médicos que trabalham em áreas remotas poderão utilizar esta tecnologia para observar os seus pacientes e para que consigam perceber se há algum resultado diferente para os conseguirem tratar”.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório