Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Software de gestão de rede de água 'made in Portugal'

Um programa de software português concebido para ajudar a preparar planos de manutenção da rede de abastecimento de água e saneamento tem já mais de mil utilizadores no mundo, disse à Lusa uma investigadora do LNEC ligada ao projeto.

Software de gestão de rede de água 'made in Portugal'
Notícias ao Minuto

16:44 - 22/04/14 por Lusa

Tech Programa

Usado por entidades responsáveis pelas infraestruturas urbanas de água, na gestão patrimonial, o AWARE-P está a ser aplicado em Portugal, em Espanha, nos Estados Unidos, na Noruega e na Austrália, explicou à Lusa Helena Alegre, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

"É com orgulho que confirmamos tratar-se de um caso claro de exportação de 'know-how' [conhecimento] 100% 'made in Portugal', tanto do ponto de vista científico e metodológico como tecnológico", afirmou Sérgio Coelho, outro dos investigadores ligados ao projeto.

O programa AWARE-P foi desenvolvido pelo LNEC e pela 'software house' portuguesa Addition, em parceria com o Instituto Superior Técnico, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), com o SINTEF, da Noruega, e várias entidades gestoras de serviços urbanos de água.

Como fatores para o sucesso alcançado, os investigadores apontam a versatilidade da plataforma 'web', que permite melhorias e a adaptação às necessidades específicas de cada cliente e o facto de a maior parte dos países estarem despertos para a necessidade de criar planos de gestão patrimonial das infraestruturas (GPI) urbanas de água.

Helena Alegre explicou que a ideia de desenvolvimento de uma metodologia, de manuais técnicos e de software para o apoio à GPI surgiu por se ter tomado consciência de que eram necessários, numa fase em que Portugal está a transitar de uma fase intensa de infraestruturação para uma fase de gestão sustentável dessas infraestruturas.

Segundo a investigadora, a utilização mais intensa daquele software em Portugal insere-se no âmbito dos projetos do programa Iniciativa Gestão Patrimonial de Infraestruturas (iGPI) e por uma iniciativa gémea promovida pelo grupo AGS em colaboração com o LNEC.

"No seu conjunto, 30 entidades gestoras, responsáveis por servir cerca de 25% da população portuguesa, produziram os seus planos estratégicos e táticos de GPI com base na metodologia AWARE-P e utilizando o software", disse Helena Alegre observando que existem outras entidades gestoras, consultores, investigadores, professores e estudantes que também utilizam o programa.

Após ter apresentado o projeto, em setembro de 2013, em Sydney, na Austrália, durante uma conferência internacional, a empresa que faz a gestão da água naquela cidade, a Sydney Water, adquiriu a licença corporativa do software por um período de dois anos e tem uma equipa dedicada à exploração das potencialidades do programa no domínio das redes.

"Esta participação atraiu a atenção de muitos colegas da Austrália e da Nova Zelândia, reconhecidamente líderes internacionais em GPI", observou, acrescentando que o projeto também despertou o interesse do Banco Mundial e dos gestores do Danube Water Program, que tem como um dos eixos de atuação a GPI nos países da região do Danúbio.

Atualmente, o LNEC e a Addition estão a finalizar um projeto financiado pela fundação americana Water and Environmental Research Foundation (WERF) e pela US Environmental Protection Agency no âmbito das redes de drenagem de águas residuais.

"A proposta foi aprovada num concurso aberto, em competição com muitos outros", contou Sérgio Coelho, explicando que o projeto em causa visa testar se a abordagem e o software AWARE-P se adaptam à realidade americana e o desenvolvimento de novos módulos de software.

Atualmente estão disponíveis de forma gratuita todas as componentes de software AWARE-P desenvolvidas com cofinanciamento público ou por via de projetos colaborativos autofinanciados.

"No entanto, sempre que uma empresa pretende, por exemplo, dispor dos dados em servidor próprio, segurança na manutenção dos dados, adaptações de aplicações ou assistência técnica informática, poderá estabelecer um contrato de licença", explicaram os investigadores, frisando que a exploração comercial do software cabe à Addition, enquanto o caso do LNEC está direcionado para a consultadoria técnico-científica especializada.

Os investigadores foram recentemente informados de que o AWARE-P venceu o Project Innovation Award 2014- Europe, atribuído pela International Water Association, que vai ser entregue em setembro deste ano durante o Congresso Mundial da Água, a realizar em Lisboa.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório