Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Condenado primeiro bloguer chinês por "rumores" na Weibo

Um tribunal de Pequim condenou hoje a três anos de prisão Qin Zhihui, o primeiro bloguer julgado e sentenciado devido a comentários na rede Weibo, versão local do Twitter.

Condenado primeiro bloguer chinês por "rumores" na Weibo
Notícias ao Minuto

06:23 - 17/04/14 por Lusa

Tech Redes Sociais

As autoridades judiciais consideraram que Qin Zhihui cometeu um delito "muito grave" ao publicar comentários difamatórios sobre celebridades e de vários membros do Governo, mais concretamente sobre o antigo ministro dos caminhos de ferro, que foi afastado do executivo chinês em 2013 por envolvimento em casos de corrupção.

O tribunal considerou Qin Zhihui, conhecido na rede social como "Qinhuohuo", culpado dos crimes de "difamação" e "perturbação da ordem pública", refere um 'post' das autoridades judiciais na rede Weibo.

O bloguer foi preso a 22 de agosto por "publicar mais de 3.000 boatos" na rede social.

Num dos seus rumores mais replicados (12 mil vezes em duas horas), Qin afirmava que o governo chinês efetuou um pagamento de 200 milhões de yuans (23 milhões de euros) aos familiares de uma vítima estrangeira do acidente de comboio de alta velocidade, em 2011, que provocou 40 mortos e 200 feridos.

"Os rumores de Qin tiveram grande impacto na sociedade e perturbaram seriamente a ordem social", segundo declaração do tribunal.

O bloguer é a primeira pessoa a ser julgada e condenada com a nova legislação aprovada em setembro, que determina que "espalhar rumores" na internet é crime.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório