Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Lusa lança site para assinalar 40 anos da Revolução

A agência Lusa disponibiliza desde hoje uma página na Internet para assinalar os 40 anos da Revolução dos Cravos, que derrubou a ditadura, em 1974.

Lusa lança site para assinalar 40 anos da Revolução
Notícias ao Minuto

08:09 - 27/03/14 por Lusa

Tech Internet

O "site" está disponível no endereco http://www.lusa40anos25abril.com/ e a sua consulta é livre, podendo ainda ser feita a partir de iPad, iPhone e plataformas Android.

Os trabalhos preparados pela Lusa serão divulgados até ao 40.º aniversário do 25 de Abril, primeiro na linha normal aos clientes da agência e, depois, no "site" criado para o efeito.

"A Lusa, enquanto agência noticiosa portuguesa, tem o dever de também contribuir para a memória de um momento tão importante para o país. Porque é a memória que ajuda a fixar a identidade individual e coletiva", disse o diretor de informação da Lusa, Fernando Paula Brito.

O trabalho publicado no "site" reflete também "a implantação da Lusa e dos seus jornalistas tanto em Portugal como nos países onde se fala o Português", acrescentou Fernando Paula Brito à Lusa.

O "site" contém uma reedição da revista "25 Abril -- Memórias", publicada em 1994, nos 20 anos da Revolução dos Cravos, da responsabilidade dos jornalistas Luís Pinheiro de Almeida e Rui Cabral, que pertenceram à Lusa.

Os trabalhos preparados pela agência vão lembrar os acontecimentos que levaram ao golpe e a revolução que se seguiu e tentar fazer um retrato do que era o país há 40 anos e o que é hoje.

Além de recordar os acontecimentos de 1974, a Lusa vai revisitar os 3 D (descolonizar, democratizar, desenvolver) prometidos pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) e tentar fazer um balanço do país nestas quatro décadas.

O dossier especial 25 de Abril inclui entrevistas com alguns dos intérpretes da história do golpe e da Revolução dos Cravos, como Otelo Saraiva de Carvalho.

Uma das peças a divulgar, com vídeo, é a recriação dos acontecimentos no Posto de Comando, no Quartel da Pontinha, do Movimento das Forças Armadas (MFA), a 25 de abril de 1974, juntando os quatro militares sobreviventes que se encontravam no local - Otelo Saraiva de Carvalho, Garcia dos Santos, Victor Crespo e Sanches Osório.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório