Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Huawei apresenta sistema operacional próprio HarmonyOS na próxima semana

O grupo chinês de tecnologia Huawei vai lançar na próxima semana o sistema operacional móvel HarmonyOS, desenvolvido depois de ter perdido o acesso ao sistema Android, devido às sanções impostas pelos Estados Unidos.

Huawei apresenta sistema operacional próprio HarmonyOS na próxima semana
Notícias ao Minuto

08:13 - 25/05/21 por Lusa

Tech Huawei

De acordo com a imprensa chinesa, que citou uma mensagem publicada pela conta oficial do sistema operacional no Weibo, o equivalente chinês da rede social Twitter, a Huawei vai apresentar o HarmonyOS no dia 02 de junho.

Designado Hongmeng, em chinês, o HarmonyOS já foi lançado para outros tipos de dispositivos, como computadores tablet, em agosto de 2019.

A empresa espera que mais de 300 milhões de dispositivos operem no HarmonyOS até ao final deste ano, dos quais cerca de um terço seriam dispositivos de outras empresas que o incorporariam como sistema operacional, informou a agência de notícias oficial Xinhua.

As vendas de telemóveis da Huawei foram afetadas depois da inclusão na 'lista negra' dos Estados Unidos, que acusaram o grupo de ter ligações aos serviços secretos chineses, decisão que limitou o acesso do grupo chinês à tecnologia norte-americana, como o sistema operacional Android, de propriedade do Google.

Este ano, a Huawei decidiu não divulgar os dados dos telemóveis vendidos ao longo de 2020, embora a consultora Canalys tenha apontado que no quarto trimestre caiu pela primeira vez em seis anos do 'top 5' dos fornecedores globais, em parte porque vendeu a marca Honor, para evitar que esta fosse também atingida pelas sanções norte-americanas.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório