Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Australianos já não podem ver nem partilhar notícias no mural do Facebook

Disputa em relação a pagamento a empresas de comunicação social levou rede social a banir as notícias da plataforma na Austrália. Contas das polícias e de serviços de urgência também foram afetadas.

Australianos já não podem ver nem partilhar notícias no mural do Facebook
Notícias ao Minuto

23:54 - 17/02/21 por Notícias ao Minuto

Tech Austrália

O Facebook bloqueou os seus utilizadores australianos de partilhar ou ver conteúdo noticioso na plataforma, no seguimento de uma disputa relativamente à legislação digital.

A Austrália quer que gigantes tecnológicos como o Facebook ou a Google paguem uma taxa pelos conteúdos de órgãos de comunicação social que são publicados nas suas plataformas. A rede social, porém, defende que esta exigência "interpreta mal a relação entre a plataforma e os publishers".

O governo australiano criticou a decisão da rede social, indicando que ameaça a "credibilidade" da plataforma.

Neste momento, na Austrália, todas as páginas de órgãos de comunicação social locais e internacionais estão bloqueados. A decisão afetou também as contas de várias agências governamentais, incluindo polícias, serviços de urgência, departamento de meteorologia e outras organizações que não são comunicação social, de acordo com o New Zealand Herald.

O ministro das Finanças da Austrália, Josh Frydenberg, indicou esta quarta-feira (quinta-feira na Austrália) que teve uma discussão "construtiva" com Mark Zuckerberg, CEO da plataforma, e que concordaram em "continuar a conversa para tentar encontrar uma forma de avançar".

Leia Também: Itália multa Facebook em 7 milhões por práticas contra proteção de dados

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório