Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Portugueses por trás da criação de janela inteligente

Uma janela inteligente que poupa em cerca de 20% a energia dos edifícios. É este o projeto realizado a nível internacional pela Dinamarca, Alemanha, Irlanda, e também integrado por Portugal. Esta inovação, efetuada em parte por investigadores da Universidade do Minho, evita a ocorrência de perdas de calor e permite o arrefecimento automático, de acordo com um comunicado enviado às redações.

Notícias ao Minuto

21:25 - 28/01/14 por Ana Matos Neves

Tech Projeto

A Universidade do Minho juntou-se a instituições de países como Dinamarca, Alemanha e Irlanda para criar uma tecnologia que permite evitar perdas de calor.

Em causa está a janela inteligente ‘Climawin’, apropriada para edifícios residenciais e comerciais, que para além de evitar as perdas de calor, tem “uma função de arrefecimento automático adequado para o tempo quente, reduzindo a necessidade de ar condicionado, tornando-as adequadas para todos os climas”, de acordo com um comunicado a que o Notícias Ao Minuto teve acesso.

“As janelas são uma enorme fonte de perda de calor num edifício. A nossa inovação é, efetivamente, um sistema de ventilação de recuperação de calor. Os resultados dos testes demostram que um edifício equipado com janelas Climawin irá melhorar o seu desempenho energético entre 18 a 24%”, revelou o representante do projeto Brian O'Brien, da Solearth Ecological Architecture através daquela nota.

Acresce que esta nova tecnologia “irá melhorar o conforto através do pré-aquecimento do ar de ventilação das fachadas norte, leste e oeste, e usando o ganho solar na fachada sul”. Já “para climas mais quentes, tem uma função de arrefecimento automático que permite a entrada da luz do dia, mas reduz o calor solar indesejado”.

Brian O'Brien explicou ainda que “através da otimização do isolamento térmico, dos ganhos de energia solar e do controlo de luz, a janela melhora significativamente a eficiência energética e conforto térmico em edifícios residenciais e comerciais que atualmente não têm sistemas de ventilação eficientes”.

Estas janelas foram desenvolvidas durante três anos, estando agora a ser lançada para o mercado. À Europa deverá chegar até ao final do ano, em madeira, alumínio e versão aluclad, sendo fabricadas na Dinamarca e na Alemanha

De salientar que este projeto foi realizado pela Universidade do Minho em parceria com a Solearth Arquitetura em Dublin, Irlanda, Rauh Fenesterbau em Sassendorf, Alemanha e Chifre Vinduer em Lunderskov, Dinamarca, com R&D do Instituto Fraunhofer, Universidade de Aalborg, na Dinamarca, tendo sido financiado pela União Europeia em 1,4 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório