Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Trimble apresenta GPS para sector florestal mais sustentável

A empresa americana Trimble apresenta hoje, na Incubadora de Empresas da Figueira da Foz, soluções tecnológicas para uma gestão da floresta mais sustentável e que poderá levar ao "relançamento do setor florestal".

Trimble apresenta GPS para sector florestal mais sustentável
Notícias ao Minuto

07:12 - 10/12/13 por Lusa

Tech Empresas

A tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global) desenvolvida pela empresa norte-americana Trimble poderá permitir uma "gestão da floresta mais saudável", numa altura em que "a madeira, em Portugal, não é um recurso sustentável, estando-se a cortar muito mais do que aquilo que se planta", explicou Pedro Ramos, diretor de projetos da empresa portuguesa ForestFin, que, de momento, preside a Associação Nacional das Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA).

"Esta tecnologia permite aproveitar melhor os recursos e reduzir os custos", considerou Pedro Ramos, afirmando que o "software" desenvolvido possibilita o acompanhamento, em tempo real, da máquina que corta no terreno, da quantidade que está a ser produzida, da qualidade da madeira cortada e para onde é distribuída.

A abordagem, através de tecnologia GPS, permite interligar "o planeamento, a arborização dos terrenos, a gestão da floresta, o trabalho dos madeireiros e os destinos", de forma a "aumentar a produtividade".

Para além da preocupação da rentabilização dos recursos, segundo Pedro Ramos, o sistema facilita "a instalação e a monitorização de armadilhas" para insetos, num momento em que as pragas de insetos aumentam "fruto das alterações climáticas e dos fogos", possibilitando "minimizar e controlar os seus efeitos".

O diretor de projetos da ForestFin considerou que este produto poderá "atrair investidores para o setor florestal", afirmando que tem "esperança" que a tecnologia apresentada "relance o setor, trazendo ganhos para as empresas e garantindo uma visão mais global da gestão da floresta".

A apresentação da tecnologia por parte da Trimble irá decorrer entre as 09:00 e as 16:30.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório