Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Google "não está em posição moral" para dar lições de liberdade

A agência oficial chinesa, Xinhua, publicou um hoje um editorial contra a Google onde sublinha que a empresa "não está em posição moral de dar lições sobre a liberdade na Internet" depois do presidente da empresa instar Pequim a levantar a censura à Rede.

Google "não está em posição moral" para dar lições de liberdade
Notícias ao Minuto

06:29 - 07/11/13 por Lusa

Tech Xinhua

A Xinhua acusa a Google e o seu presidente, Eric Schmidt, de ter "duas faces" e de atirar a "moralidade" fora ao colaborar com o Governo norte-americano em atos de espionagem dos seus utilizadores e ceder informações.

"Na realidade a Google tem duas faces: a aparência comercial e a cara política e de acordo com as necessidades mudam a sua atuação" refere o texto ao enfatizar que se a "Google com duas faces não volta à China, é melhor".

Em Hong Kong depois de ter estado em Pequim onde se reuniu com o Presidente Xi Jinping e com o primeiro-ministro Li Keqiang, Eric Schmidt concedeu uma entrevista ao diário South China Morning Post onde sublinha que a liberdade de informação na Internet é "chave" para o êxito de reformas a aplicar na China.

Noutras declarações ao "The Wall Street Journal", o presidente da Google disse que o "regime de censura na China piorou desde que a empresa saiu do país, pelo que alguma coisa tem de mudar para que regresse".

Em 2010 a Google mudou o seu servido da China continental para Hong Kong depois de fracassarem as negociações com o Governo chinês sobre a regulação da atividade do motor de busca.

A Xinhua pergunta ainda se a Google pode assumir o papel de colaborador do Governo norte-americano em atos de espionagem, qual a razão para não cumprir a lei noutros países.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório