Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2017
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 16º

Edição

Palácios de Sintra e Queluz estão no Google Art Project

Os palácios nacionais de Sintra e de Queluz têm, a partir de hoje, 64 obras de arte disponíveis para visualização na Internet, através do Google Art Project, anunciou a empresa.

Palácios de Sintra e Queluz estão no Google Art Project
Notícias ao Minuto

14:45 - 08/10/13 por Lusa

Tech Obras de arte

Aqueles dois palácios são os primeiros a adicionarem parte da sua coleção ao Google Art Project, uma plataforma digital que permite ver, com grande detalhe, milhares de obras de arte de todo o mundo.

Do Palácio Nacional de Sintra estão disponíveis 28 imagens de obras de arte, incluindo mobiliário, pintura - como o retrato de Catarina de Bragança - e azulejaria do século XVI.

Do Palácio Nacional de Queluz foram incluídas imagens de 36 obras de arte, entre as quais diversas esculturas situadas nos jardins, pintura - como um retrato de Carlos Joaquina -, um pianoforte Clementi, mobiliário e faiança.

Muitas das obras de arte dos dois palácios agora disponíveis para consulta na Internet estão classificadas como bens de interesse nacional.

Além dos dois palácios, no Google Art Project estavam já representados o Museu Coleção Berardo e a Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro.

De acordo com a Google Portugal, o processo de digitalização das imagens de alta resolução decorreu ao logo de nove meses, envolvendo a equipa multidisciplinar da Parques de Sintra, os especialistas da Google e da Escola Profissional de Imagem.

O Google Art Project, lançado em 2011, dispõe de mais de 48.000 obras de arte, de mais de nove mil artistas de 83 museus de todo o mundo, como o Metropolitan e o MoMA, em Nova Iorque, o Hermitage, em São Petersburgo (Rússia), a Tate Britain e a National Gallery, em Londres, o Museu Rainha Sofia, em Madrid, e a Galeria Uffizi, em Florença, e o Museu Van Gogh, em Amsterdão.

Entre as obras de arte mais vistas e populares no Google Art Project estão "A noite estrelada", de Vincent Van Gogh, "O nascimento de Vénus", de Botticelli, "Autorretrato desenhado à janela", de Rembrandt, e "Os Ceifeiros", de Bruegel.

As obras de arte estão disponíveis em http://www.google.com/culturalinstitute/project/art-project#!project:projectId=art-project.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório