Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Ruas anda a dar "esmolas generosas à porta das igrejas"

Os candidatos socialista José Junqueiro e centrista Hélder Amaral à Câmara Municipal de Viseu acusam o ainda autarca do município, Fernando Ruas, de andar "a fazer o bem, mas a olhar a quem". Em causa estão donativos feitos à Igreja, de há quatro anos a esta parte, avança o jornal Público.

Ruas anda a dar "esmolas generosas à porta das igrejas"
Notícias ao Minuto

09:03 - 21/08/13 por Notícias Ao Minuto

Política Autárquicas

Fernando Ruas está a usar os adros de igrejas como "palco de campanha prévia e descarada à custa do erário público". A acusação parte do candidato socialista à Câmara Municipal de Viseu, José Junqueiro, que assegura que o actual autarca entrega cheques à porta destes locais, uma situação que começou há cerca de quatro anos.

Podia evitar "este tipo de espectáculos degradantes", salienta Junqueiro.

Já o centrista Hélder Amaral ironiza: Ruas terá, "no período antes da missa, proferido um sermão da esmola generosa agradecendo aos católicos viseenses por terem confiado nele durante mais de duas décadas e firmando esse reconhecimento com a assinatura no local de um chorudo cheque".

O candidato do CDS-PP questiona ainda a natureza do acto, a razão e os critérios que estiveram na selecção destas paróquias em detrimento de outras. Está a "fazer o bem, mas a olhar a quem", condena Amaral.

Em declarações ao Público, o também presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP), Fernando Ruas assegura que fez o que faz "todos os anos, não só em alturas eleitorias, e com os mesmos critérios".

"O meu mandato só termina em Outubro e, até lá, vou onde quero e onde me receberem", frisa o autarca.

Fernando Ruas preside há 24 anos a Câmara de Viseu e pondera voltar depois de uma paragem decorrente da lei que limita o número de mandatos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório