Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Novo ministro, novo escândalo?

O recém-empossado ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, terá adquirido acções do grupo BPN a 1 euro, o que equivale a metade do preço pago, então, pela Fundação Luso-Americana (FLAD), instituição que presidia à data, denuncia o semanário Expresso.

Novo ministro, novo escândalo?
Notícias ao Minuto

09:30 - 10/08/13 por Notícias Ao Minuto

Política Rui Machete

Rui Machete assumiu funções como ministro dos Negócios Estrangeiros, substituindo no cargo o actual vice-primeiro-ministro, Paulo Portas. Mas, e à semelhança do que já vem sendo uma tendência no Executivo liderado por Pedro Passos Coelho, o governante não está imune a polémicas.

Segundo a edição deste sábado do semanário Expresso, Machete, à data presidente Fundação Luso-Americana (FLAD), comprou acções da SLN, dona do BPN, a um euro, valor que corresponde a metade do preço a que a instituição que liderava as adquiriu, 2,22 euros, isto na mesma altura.

O investimento da FLAD no BPN fixou-se em 4,98 milhões de euros.

O ministro foi contactado pelo Expresso, mas ter-se-á escusado a explicar por que motivo beneficiou de um valor diferente, assinalando apenas que não tinha “conhecimento de qualquer situação de favor”.

O ‘preço de amigo’ com o qual Machete pôde contar, arrecadando mais tarde ganhos de 38,2 mil euros, foi, curiosamente, o mesmo do usufruído pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório