Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Pais Jorge apresenta demissão

O secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, fez saber, através de um comunicado enviado para as redacções, que apresentou o seu pedido de demissão à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. O governante demissionário garante que sai do Governo "sem qualquer arrependimento e de consciência limpa".

Pais Jorge apresenta demissão
Notícias ao Minuto

11:56 - 07/08/13 por Elsa Pereira

Política Polémica

“Apresentei hoje o meu pedido de demissão à senhora Ministra de Estado e das Finanças [Maria Luís Albuquerque]”. Esta é a primeira frase que consta de uma declaração escrita do secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, que pode ser lida num comunicado da tutela enviado às redacções.

E, continua o governante demissionário, “as notícias vindas a público nos últimos dias, em que uma apresentação com mais de oito anos foi falseada para que incluísse o meu nome, revelam um nível de actuação política que considero intolerável”, acrescentando que "foram exploradas e distorcidas declarações" feitas "sempre de boa-fé".

"Tomei esta difícil decisão porque nunca permitirei que controvérsias criadas sobre o meu percurso profissional, que não escondi, possam ser usadas como arma de arremesso político contra o Governo", justifica Joaquim Pais Jorge no mesmo documento.

O secretário de Estado salienta ainda que sai do Executivo liderado por Pedro Passos Coelho "sem qualquer arrependimento e de consciência limpa".

Refira-se que ontem à noite o Ministério das Finanças argumentou que o documento que prova a presença de Pais Jorge em reuniões com o Governo de Sócrates, em 2005, tinha sido manipulado.

À data, o governante demissionário integrava o Citigroup que tentou vender ao Estado português contratos swap por forma a mascarar a dívida pública e o défice do País. Pais Jorge negou, num primeiro momento, qualquer envolvimento nessa operação, mas veio, mais tarde, a contradizer-se.

Aliás, foi o próprio colega do Executivo, o secretário de Estado Pedro Lomba, quem admitiu, também ontem, que este processo estava envolto em "inconsistências".

Veja aqui o comunicado na íntegra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório