Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Governo promete esclarecimentos sobre swaps até ao fim do dia

No briefing diário do Governo, na sede do Conselho de Ministros, o secretário de Estado Adjunto Pedro Lomba foi questionado, pelos jornalistas presentes, sobre as questões dos swaps que envolvem o nome do actual secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, garantindo que até ao final do dia de hoje todos os esclarecimentos serão prestados.

Governo promete esclarecimentos sobre swaps até ao fim do dia
Notícias ao Minuto

12:32 - 06/08/13 por Notícias Ao Minuto

Política Pedro Lomba

O secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Pedro Lomba, revelou esta manhã, no briefing diário do Governo, que “até ao final do dia serão prestados todos os esclarecimentos no que concerne a estas inconsistências problemáticas” sobre a questão dos swaps.

Em causa está o envolvimento do actual secretário de Estado do Tesouro, Joaquim Pais Jorge, que terá tentado enquanto gestor do Citygroup vender contratos tóxicos ao anterior Governo de José Sócrates, em Maio de 2005.

Em resposta aos jornalistas, Pedro Lomba afirmou que "o Governo tem em curso um processo de averiguação daquilo que verdadeiramente aconteceu”, designadamente em relação às “inconsistências” que envolvem o nome de Pais Jorge, prometendo “logo que possível fornecer todas as informações para que todos possam ajuizar”.

“Todos temos interesse em tirar isto a limpo, em compreender se as informações daquele documento [divulgado pela SIC e que prova o envolvimento de Pais Jorge] estão ou não correctas, se as inconsistências são ou reais. [O objectivo do Governo é] esclarecer e apurar essa verdade”, reafirmou Pedro Lomba.

A polémica em torno do actual secretário de Estado do Tesouro parece não ter fim. Depois de o governante ter desmentido encontros com membros do Governo de José Sócrates na tentativa de vender swaps, a SIC emitiu ontem uma reportagem que prova a participação de Joaquim Pais Jorge nessa operação.

Em resposta por escrito à televisão, o antigo gestor do Citygroup acabou por confirmar encontros em São Bento, desmentindo assim o que havia dito anteriormente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório