Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

(I)Revogável saiu caro a Portas

Se dúvidas houvesse, as sondagens do jornal i e do Diário de Notícias (DN) revelam bem quem saiu por baixo no balanço da crise política. Os centristas têm resultados recorde, mas no mau sentido. E o (i)revogável de Portas não passou despercebido aos portugueses, que parecem culpar o líder do CDS pela quase queda do Governo há algumas semanas.

(I)Revogável saiu caro a Portas
Notícias ao Minuto

07:15 - 02/08/13 por Notícias Ao Minuto

Política Sondagens

Na opinião dos portugueses, os resultados da crise política não deixam margem para dúvidas: o CDS sai prejudicado nas duas sondagens divulgadas hoje pelo jornal i e pelo Diário de Notícias. De notar que as posições dos inquiridos foram recolhidas após ter ficado fechada a sétima remodelação ao Governo de coligação.

O CDS até ganhou terreno no Executivo, com direito a mais ministros e a um líder promovido a ‘vice’, e Portas ficou responsável pelas áreas fracturantes da situação actual, mas também é só aí que o também líder do CDS conseguiu ganhar, pois as intenções de voto mostram uma queda sobre a qual o jornal i questiona se não será também ela irrevogável.

Questionados pelo periódico sobre o culpado da crise, os portugueses, cerca de 45,9% não hesitaram em apontar Portas como o culpado. Em segundo lugar, surge Cavaco Silva, com 22,2% das respostas, seguindo-se Seguro, com 16,5%, e só depois Passos Coelho, com 9,3%.

Por outro lado, quem parece ter passado entre os pingos da chuva é o PSD, que registou uma subida nas intenções de voto. Nos dois inquéritos de opinião, os sociais-democratas foram os únicos a subir, a par dos socialistas que continuam seguros com Seguro no topo daa intenções de voto.

No entanto, a subida do PSD não livra os laranjas do seu segundo pior resultado dos últimos dez meses, escreve ainda o jornal i.

Resultados das sondagens

PS – 34,6% (sondagem do i) / 35% (sondagem do DN)

PSD – 24,1% (i) / 32% (DN)

CDS – 8,1% (i) / 3% (DN)

CDU – 13,1% (i) / 11% (DN)

BE – 8,7% (i) / 7% (DN)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório