Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

"Eu não minto", devolve ministra das Finanças

A ministra das Finanças reafirmou quarta-feira que não mentiu sobre a questão da troca de informação sobre os 'swap' com os membros do anterior Governo e mostrou-se disponível para prestar novos esclarecimentos na comissão de inquérito.

"Eu não minto", devolve ministra das Finanças
Notícias ao Minuto

06:09 - 25/07/13 por Lusa

Política Albuquerque

Após uma audição sobre o BPN na comissão parlamentar de orçamento e finanças que se prolongou pela noite, Maria Luís Albuquerque foi confrontada pelos jornalistas com as palavras do antigo secretário de Estado do Tesouro e Finanças do anterior Governo, Carlos Costa Pina, que dizia ter falado com a agora ministra sobre tema na altura da transição de pastas.

"Mais foi informada do que havia sido transmitido ao senhor ministro Vítor Gaspar sobre a questão dos IGRF [Instrumentos de Gestão de Risco Financeiro], tendo-lhe sido igualmente sugerido que de imediato chamasse o Diretor-Geral do Tesouro e Finanças, Pedro Felício, para que este lhe apresentasse o estado do trabalho em curso", disse Costa Pina esta terça-feira aos deputados, recordando ainda que Maria Luís Albuquerque demonstrou então "preocupação especial" com os contratos da empresa do Metro do Porto

Maria Luís Albuquerque tinha afirmado anteriormente que na pasta de transição nada constava sobre o tema e que "não havia qualquer documentação, nem nada de novo a transmitir, porque a informação tinha sido solicitada e apenas isso", em declarações feitas a 01 de julho.

Terça-feira à noite, a ministra das Finanças garantiu que iria dar resposta a Carlos Costa Pina, mas na comissão de inquérito, mostrando-se disponível para um regresso para dar mais explicações apesar dos deputados da maioria terem rejeitado um requerimento do Bloco de Esquerda para que a ministra prestasse explicações sobre este mesmo tema.

"O antigo senhor secretário de Estado referiu-se numa comissão de inquérito, eu responderei à comissão de inquérito por uma questão de respeito", afirmou.

Sobre o tema, a governante disse apenas: "Eu continuo a dizer que não minto e que aquilo que disse continua a ser verdade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório