Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

"Foi uma noite tranquila e sem notícias desagradáveis de Lisboa"

Ao fim de dois dias nas Selvagens e depois de "uma noite tranquila", o Presidente da República partiu hoje do sub-arquipélago rumo a Lisboa, de onde não chegou nenhuma notícia "desagradável" nas últimas horas.

"Foi uma noite tranquila e sem notícias desagradáveis de Lisboa"
Notícias ao Minuto

10:28 - 19/07/13 por Lusa

Política Cavaco Silva

"Foi uma noite tranquila e, por enquanto, não chegou nenhuma notícia desagradável de Lisboa", disse aos jornalistas o Presidente da República cerca das 07:30, depois de ter passado a noite na casa dos vigilantes da natureza na Selvagem Grande.

Garantindo que estava "preparadíssimo para a caminhada" que o levou da casa dos vigilantes, junto ao mar, até ao planalto da Selvagem Grande, o chefe de Estado adiantou que, quando chegar a Lisboa, por volta da hora do almoço, já tem trabalho marcado.

No planalto, Cavaco Silva tinha à sua espera o helicóptero para o levar até ao Funchal, de onde irá partir para Lisboa ao final da manhã.

A acompanhar o chefe de Estado na subida pelas ravinas da Selvagem Grandes esteve o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, que admitiu ter tido algumas dificuldades.

"Com as minhas vertigens nem sei como cheguei cá acima. Não posso olhar para a ravina, tenho vertigens. A oposição é que nunca me pôs à beira de um abismo, senão tinha-me calado de vez", gracejou.

O esforço de Alberto João Jardim foi mesmo elogiado pelo Presidente da República, que lembrou que "os políticos têm de estar preparados para ter as costas largas e uma resistência muito grande".

"Felicito-o pela forma extraordinária como subiu sem necessidade de qualquer guindaste", brincou Cavaco Silva em diálogo com o presidente do Governo Regional da Madeira, reconhecendo que "a ravina nalgumas partes é muito a pique" e com os pedregulhos soltos que existem "qualquer pé em falso" pode ser perigoso.

Questionado se estava a fazer comparações com o que se passa no país, Cavaco Silva disse não querer "fazer comparações de um local quase paradisíaco com aquilo que pode estar a acontecer no país".

Porém, insistiu, não chegaram às Selvagens "notícias de que esteja a acontecer algo de desagradável" no continente.

A chegada do Presidente da República a Lisboa, onde continuam a decorrer as reuniões interpartidárias entre PSD, PS e CDS-PP com vista ao "compromisso de salvação nacional" proposto pelo chefe de Estado, está prevista para as 12:25.

Até agora não foram divulgadas quaisquer iniciativas de agenda do Presidente da República para esta tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório