Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Ministério Público coloca Paulo Portas como suspeito no caso dos submarinos

Apesar de nunca ter sido ouvido na investigação das contrapartidas no negócio da compra de dois submarinos a um consórcio alemão, Paulo Portas, que à data dos factos era ministro da Defesa, é apresentado como suspeito no processo.

Ministério Público coloca Paulo Portas como suspeito no caso dos submarinos
Notícias ao Minuto

08:38 - 03/09/12 por Notícias Ao Minuto

Política Defesa

O Diário de Notícias (DN) escreve na edição desta segunda-feira que o Ministério Público (MP) insinua que Paulo Portas é suspeito na investigação do caso dos submarinos.

Numa carta rogatória enviada em 2011 pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) para Inglaterra, a que o DN teve acesso, a investigação associa um depósito de um milhão de euros na conta do CDS, em 2005, ao negócio dos submarinos. Nesse documento, o MP pede acesso aos movimentos de uma conta bancária. “Foram recolhidos elementos que indiciam a existência de uma relação entre aqueles depósitos e a outorga pelo ministro da Defesa Paulo Portas dos contratos dos submarinos”, pode ler-se na carta rogatória, elaborada poucos meses antes de o líder do CDS ter assumido a pasta dos Negócios Estrangeiros no Governo de Passos Coelho.

Apesar das suspeitas do Ministério Público, Paulo Portas nunca foi ouvido ou constituído arguido na investigação das contrapartidas no negócio dos submarinos.

Questionado pelo jornal sobre a suspeita de envolvimento no processo dos submarinos, o gabinete de Paulo Portas escusou-se a tecer quaisquer comentários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório