Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Seguro já está a colocar grãos de areia na engrenagem"

O antigo líder social-democrata, Luís Marques Mendes, destacou, na noite de sábado, no habitual comentário que protagoniza no ‘Jornal da Noite’ da SIC, que o secretário-geral do PS, António José Seguro, “já está a colocar grãos de areia na engrenagem que não parecem nada bem”. O também conselheiro de Estado reportava-se à insistência de Seguro em incluir PCP e Bloco de Esquerda no âmbito do “compromisso de salvação nacional” solicitado pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

"Seguro já está a colocar grãos de areia na engrenagem"
Notícias ao Minuto

09:25 - 14/07/13 por Notícias Ao Minuto

Política Marques Mendes

“Seguro já está a colocar uns grãos de areia na engrenagem que não parecem nada bem”. A expressão pertence ao comentador político Luís Marques Mendes, que se referia assim, ontem à noite ao facto de as negociações entre PSD, CDS e PS estarem “a começar mal”, uma vez “que ainda não se entenderam exactamente para fazer a primeira reunião”.

Isto porque os socialistas têm insistido para que o PCP e o Bloco de Esquerda integrem o diálogo que visa o “compromisso de salvação nacional” solicitado pelo Presidente da República, Cavaco Silva, algo que Maques Mendes disse não entender.

“Temos de pôr o País em primeiro. Acho que os partidos têm de pensar em colocar o interesse nacional acima do interesse partidário e acho que todos devem fazer um esforço, porque senão um dia destes não há nada para governar”, assinalou o antigo líder social-democrata, na antena da SIC.

Para o também conselheiro de Estado, “era desejável que houvesse acordo mas acho que vai ser muito difícil”.

Posto isto, Marques Mendes apontou três cenários caso esta solução, ideal a seu ver, falhe: um Governo de iniciativa presidencial, que classificou de “impossível”, a dissolução do Parlamento e convocação de eleições antecipadas, ou a manutenção deste Executivo, embora remodelado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório