Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"Finalmente temos Presidente"

O subdirector da SIC Notícias, José Gomes Ferreira, aplaudiu ontem na antena daquele canal televisivo, a intervenção do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que apelou a um “compromisso de salvação nacional” que vincule os três partidos que subscreveram o memorando da troika, em 2011.

"Finalmente temos Presidente"
Notícias ao Minuto

07:47 - 11/07/13 por Notícias Ao Minuto

Política José Gomes Ferreira

“Finalmente temos Presidente”. As palavras pertencem ao subdirector da SIC Notícias, José Gomes Ferreira, que analisava ontem à noite, naquela antena televisiva, a comunicação que o chefe de Estado, Cavaco Silva, fez ao País.

A solução encontrada por Cavaco para desbloquear a crise política que assola Portugal já há mais de uma semana passa, no fundo, por um “Governo a prazo de um ano”, proposta que Gomes Ferreira disse ter sido feita “com toda a propriedade”, pelo que a “aplaude”.

“Os portuguese s não aguentam mais tricas políticas”, sublinhou o jornalista, considerando que a solução lançada pelo Presidente da República, que consiste num “compromisso de salvação nacional” entre PSD, CDS e PS, “chama todos à responsabilidade” e “é mais rápida e expedita do que convocar eleições”.

E, prosseguiu José Gomes Ferreira, “o País não pode sustentar mais incerteza”, observando, porém, que a proposta de Cavaco não está “ isenta de riscos”. “Devia ter sido definido um prazo de quatro semanas”, em jeito de tecto para as conversações entre os partidos, até porque “o calendário é apertado”.

O subdirector da SIC Notícias lembrou ainda que “um Bloco Central já nos salvou uma vez”, acrescentando que, caso o PS, que tem em António José Seguro o seu secretário-geral, recuse aceitar a solução apresentada pelo chefe de Estado, o mais certo é que “mude de líder”.

Por fim, Gomes Ferreira assinalou que, perante as circunstâncias, muito provavelmente, “não haverá tempo para executar a reforma do Estado”, o que implicará nova ronda de negociações com a troika.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório